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CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Perguntas frequentes

Leia abaixo perguntas e respostas sobre a Linha 4-Amarela e veja se sua dúvida já está esclarecida.

A Linha 4-Amarela

1. Qual a principal característica da PPP da Linha 4-Amarela?

A concessionária é responsável pela aquisição de trens, sistemas de sinalização, centro de controle e comunicações, operação e manutenção da linha por 30 anos. Já ao governo do Estado de São Paulo cabe a construção da infraestrutura dos túneis e estações e sistemas pertinentes.

2. O que são a Fase I e a Fase II da Linha 4-Amarela?

A Linha 4-Amarela do metrô terá um total de 11 estações, com quase 13 quilômetros de extensão. Na definição do cronograma de inaugurações, a linha foi dividida em duas fases. A primeira está completa, com as seis estações iniciais (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz).  A segunda fase é composta por cinco estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. 

3. Que estações estão em operação?

Estão em operação as estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz. 

4. Qual o endereço das estações?

 

  • Vila Sônia - Av. Profº Francisco Morato nº 4009
  • São Paulo-Morumbi - Av. Deputado Jacob Salvador Zveibil, 50
  • Butantã - Av. Vital Brasil,  427
  • Pinheiros - Rua Capri, 145
  • Faria Lima - Av. Brigadeiro Faria Lima, 948
  • Fradique Coutinho - Rua dos Pinheiros, 623
  • Oscar Freire - Avenida Rebouças, 1084
  • Paulista - Rua da Consolação, 2367
  • Higienópolis-Mackenzie - Rua da Consolação, 1050
  • República - Rua do Arouche, 2
  • Luz - Avenida Cásper Líbero, 598
5. Qual o horário de funcionamento da Linha 4-Amarela?

O horário de funcionamento é das 04h40 à meia-noite, todos os dias.

6. Todos os acessos às estações acompanham o horário da operação?

Sim. Todos os acessos das estações acompanham o horário de operação. No período da pandemia do novo coronavírus, o horário de funcionamento é das 04h40 à meia-noite, todos os dias.

Já a praça anexa à Estação Luz não está abrindo.

7. Quais as integrações possíveis da Linha 4-Amarela?

A Linha 4-Amarela integra o sistema metroferroviário da cidade.

  • na Estação Paulista, integra-se à Linha 2-Verde do Metrô
  • na Estação Pinheiros, à Linha 9-Esmeralda da CPTM 
  • na Estação República, à Linha 3-Vermelha do Metrô
  • na Estação Luz,  à Linha 1-Azul do Metrô e às Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM

É importante ressaltar que a transferência da Linha 4-Amarela para outras linhas do Metrô e da CPTM só é garantida até a meia-noite.

8. As estações da Linha 4-Amarela têm estacionamento?

Não. As estações da Linha 4-Amarela foram entregues sem estacionamento anexo.

9. A linha 4-Amarela tem sinal para celular?

Sim, nas dez estações da Linha. Graças a acordo firmado entre a concessionária ViaQuatro e as operadoras de telefonia, os clientes podem utilizar os serviços de voz e dados 2G e 3G nos trens e estações.  Além do serviço de telefonia celular, estão disponíveis aos usuários da Linha 4-Amarela  tecnologias como Edge e GPRS. Elas permitem a conexão de telefones celulares e computadores portáteis à internet, usando os celulares como modems ou usando modems específicos.

10. A Linha 4-Amarela terá internet via WiFi?

O Quicko App, roteirizador intermodal gratuito, em parceria com a Eletromídia e a ViaQuatro, concluíram a instalação de pontos de acesso ao sinal Wi-Fi gratuito nas plataformas e mezaninos das 10 estações da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.

Para usar a internet grátis é necessário fazer apenas um rápido cadastro, com nome, e-mail, data de nascimento e telefone. Também é possível usar os perfis das redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter). A conexão pode ser usada por 30 minutos, mas pode ser renovada por períodos iguais sem tempo de espera.

Importante: Sua segurança em primeiro lugar. Evite digitar ou ler o celularr e caminhar ao mesmo tempo, principalmente nas escadas rolantes e fixas. 

Acessibilidade

1. Como é a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência nas estações da Linha 4-Amarela e nos trens?

O projeto da Linha 4-Amarela contempla integralmente as necessidades de acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tanto nas estações como nos trens. Todos os colaboradores contratados para trabalhar nas estações da Linha 4-Amarela passaram por treinamentos específicos para prestar o melhor atendimento a esses usuários.

2. Todas as estações da Linha 4-Amarela possuem piso tátil?

Sim. O piso tátil de alerta e direcional de fluxo para pessoas com deficiência visual está presente em todas as estações.

3. Existem assentos preferenciais nos trens da Linha 4-Amarela?

A Linha 4-Amarela conta com um total de 306 assentos por trem, além de 02 espaços para cadeiras de rodas. Desse número, a ViaQuatro destina 58 para o público preferencial, ou seja, pessoas com deficiência física, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e obesos. Esses assentos estão na cor cinza, seguindo as normas vigentes.

 

4. Há espaço para cadeirantes nos trens?

Sim. Há duas vagas para cadeirantes, uma no primeiro e outra no último carro.

5. Os elevadores da Linha 4-Amarela são de uso exclusivo ou preferencial?

Os elevadores da Linha 4-Amarela são de uso preferencial. Ou seja, na ausência de gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou com crianças de colo, o uso do elevador é livre.

Bicicletário

1. Qual o horário de funcionamento dos bicicletários?

Estações Butantã e São Paulo-Morumbi, diariamente, das 6h às 22h.

Estações Fradique Coutinho e Pinheiros, diariamente, das 4h40 à 0h.

 

2. Como faço o cadastramento?

O ciclista deve procurar o bicicletário das estações Vila Sônia, Fradique Coutinho, Pinheiros, Butantã ou São Paulo-Morumbi, com: documentos originais, comprovante de residência e aceitar os termos de uso. 

 

3. Como solicito a alteração do cadastro para uma segunda bicicleta?

É preciso solicitar ao funcionário para fazer essa alteração. O funcionário acessa o sistema e altera o registro com a foto da nova bicicleta. Para isso, o ciclista deve apresentar a identificação da bicicleta antiga (lacre/tag) e seu documento de identidade.

Lembrando que só é permitido manter ativo 1 (uma) bicicleta por cadastro.

6. Um mesmo usuário não poderá usar duas bicicletas diferentes?

Se for necessário usar outra bicicleta, diferente da cadastrada no sistema, o usuário deverá solicitar alteração no seu cadastro para utilizar o serviço, sempre com objetivo de garantir a segurança da bicicleta.

7. Turistas ou quem não reside na cidade de São Paulo pode estacionar a bike nos bicicletários para embarcar na Linha 4-Amarela?

Turistas ou moradores de outras cidades podem utilizar o serviço após realização do cadastro nas estações da Linha 4-Amarela que possuem bicicletários administrados pela concessionária ViaQuatro (Butantã, Pinheiros e Fradique Coutinho). 

Para agilizar o processo, o usuário deve entrar no site da ViaQuatro e preencher o pré-cadastro para gerar o número de protocolo, que é enviado por e-mail.

Munido desse número de protocolo, um documento com foto e um comprovante de residência, o usuário deve ir ao bicicletário, onde serão feitas identificação por biometria e fotos do ciclista e de sua bicicleta. 

Informações Gerais

1. Como solicitar Declaração de Atraso?

Caso algum problema na Linha 4-Amarela cause atraso a compromissos dos passageiros, é possível solicitar Declaração de Atraso na página Fale Conosco, para download e impressão. Clique aqui e acesse a declaração:http://www.viaquatro.com.br/declaracao-de-ocorrencias

2. Como é fixada a tarifa do bilhete de metrô?

A política tarifária praticada na Linha 4-Amarela é a mesma das demais linhas de metrô da cidade. O passageiro paga o mesmo que nas outras linhas para utilizar o transporte público integrado da Região Metropolitana de São Paulo (Metrô, CPTM e ônibus).

3. Qual o procedimento para enviar currículo para a ViaQuatro?

Basta cadastrar o currículo no site https://www.elancers.net/frames/viaquatro/frame_geral.asp

4. É permitido transportar animais da Linha 4-Amarela?

O transporte de animais domésticos de pequeno porte nos trens é permitido conforme Lei Nº 16.930 de 24/01/2019.

Confira as regras:

  • O transporte não pode ser feito nos dias úteis, das 6h às 10h e das 16h às 19h, exceto se comprovado
  • procedimento cirúrgico agendado
  • O animal deve estar em caixa de transporte apropriada: ser à prova de vazamento, não conter líquido,
  • alimento e higienizada
  • O transporte do animal deverá ocorrer sem incomodar a comodidade e segurança dos demais passageiros
  • Proibido o transporte de animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões, formigas, abelhas) ou ferozes

Publicidade/Espaços Comerciais

1. Como locar espaços ou anunciar nas estações da Linha 4-Amarela?

Para locação de espaços entre em contato por meio do e-mail: comercial.mobilidade@grupoccr.com.br.
E para anúncio, envie e-mail para: mídia.mobilidade@grupoccr.com.br.

Serviços

1. Qual o horário de funcionamento dos bicicletários?

Estações Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, diariamente, das 6h às 22h.

Estações Fradique Coutinho e Pinheiros, diariamente, das 4h40 à 0h.

 

2. Onde fica o setor de Achados e Perdidos da Linha 4-Amarela?

 

Atenção! Durante o período de isolamento social, para maior proteção de todos, informe-se sobre objetos achados ou perdidos na Sala de Atendimento ao Público da estação de sua escolha ou ligue para a Central de Atendimento 0800-770-770-7100.

 

O setor de Achados e Perdidos da Linha 4-Amarela é o mesmo que o da Companhia do Metropolitano - Metrô, que funciona na Estação Sé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados. Todos os objetos e documentos encontrados nas dependências da Linha 4-Amarela são enviados à Praça da Sé. No caso de documentos, a consulta pode ser feita pelo site http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/achados-perdidos.aspx e também por telefone, por meio da Central de Informações do Metrô: 0800-770 77 22, todos os dias, das 5h00 às 00h00.

3. As máquinas de recarga carregam o cartão fidelidade?

Não, somente os guichês de atendimento pessoal, presentes em todas as estações da Linha 4-Amarela.

Tecnologia

1. O que é exatamente o sistema driverless?

A operação dos trens é realizada sem a presença de condutor. O sistema é integralmente computadorizado, ou seja, todas as funções do trem são comandadas e controladas diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde os controladores traçam os planos de rota para cada trem e realizam operações remotas. Com a operação automática do trem, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com o status do trem.

2. Quais as vantagens do sistema driverless em relação aos convencionais?

O controle automático permite supervisão permanente de velocidade, dando mais segurança e precisão. As paradas e partidas são automáticas, ou seja, a abertura e o fechamento das portas do trem são sincronizados com a abertura e o fechamento das portas de plataforma das estações. As portas de plataforma impedem o acesso dos usuários aos trilhos, evitam quedas e outros acidentes. A Linha 4-Amarela também conta com o monitoramento constante por meio de áudio e vídeo nas plataformas e no interior dos trens, o que permite um rápido e eficiente atendimento em caso de qualquer necessidade ou emergência.

3. Esse sistema todo automatizado que dispensa a presença do operador é seguro?

A ViaQuatro é a primeira e, até agora, única operadora metroferroviária brasileira a obter um certificado de segurança emitido por agente certificador internacional, no caso é a TÜV, da Alemanha.

O sistema automático driverless é considerado extremamente seguro, adotado em muitas linhas de metrô em todo o mundo, com a mesma tecnologia e eficiência. Hoje é tendência no mundo todo. Em Paris e em Nuremberg (Alemanha), os sistemas com operador dentro do trem estão sendo substituídos por sistemas sem operador. Linhas novas como as de Dubai, Barcelona, Cingapura, e Kopenhagen, por exemplo, são todas com o sistema driverless. A Linha 4-Amarela opera com sistema igual - só que mais moderno - ao da Linha 14 de Paris, que está em operação desde 1998.

4. O que vai garantir a segurança do usuário em caso de pane?

Os trens possuem sistemas redundantes e tecnologia que permitem detectar e tratar preventivamente problemas de funcionamento. Como os trilhos não são eletrificados (a energia para o trem vem de um trilho instalado no teto do túnel, chamado catenária rígida), não oferecem risco aos passageiros, sendo possível desembarcar facilmente em caso de emergência. Além das saídas de emergência nas portas laterais, pela primeira vez um trem metroviário é equipado com porta com rampa de emergência na parte frontal. Caso seja necessário evacuar o trem, o sistema automático o levará em segurança até a plataforma mais próxima ou ainda fará o trem parar em total segurança dentro do túnel, aguardando a presença de um agente da concessionária para operá-lo manualmente permitir a saída dos passageiros.

5. Como é feita a comunicação entre o usuário e o Centro de Controle Operacional, em caso de problemas?

Por meio das câmeras, o CCO tem condições de visualizar 100% do que ocorre dentro dos trens e ainda pode se comunicar com os passageiros pelos alto-falantes. Os usuários, por sua vez, também podem comunicar qualquer ocorrência ou emergência ao CCO, bastando acionar o botão do intercomunicador instalado em cada carro. Testes mostram que essa comunicação é mantida mesmo em caso de interrupção de energia.

Trens

1. Quantos trens estão em operação?

A Linha 4-Amarela conta com 29 trens em operação, com 6 carros cada um. Cada trem tem capacidade para transportar 1.500 passageiros com conforto.

2. Qual o ano de fabricação dos trens, bem como o fabricante e a quantidade de carros?

Os trens foram fabricados em 2009, pelo consórcio Siemens / Hyundai-Rotem. A formação básica é de 6 carros por trem.

3. Quais são as dimensões dos trens, além do desempenho de velocidade?

O comprimento total é de 128,45 metros, com largura de 2,80 metros e altura máxima de 4,78 metros. Quanto ao desempenho, a velocidade máxima de projeto é de 100 km/h. Já a velocidade máxima comercial é de 80 km/h.

4. Quais os principais diferenciais dos trens?

O grande diferencial está no sistema operacional, formado por um controle central computadorizado. Por meio dele, a linha é operada sem a presença do condutor dentro do trem. É o chamado sistema driverless, já adotado em diversos países da Europa, Ásia e América do Norte.

5. Que outros diferenciais podem ser destacados?

Outra inovação é a passagem livre entre os carros do trem, o que permite distribuição mais homogênea dos passageiros. Equipamentos de segurança de ponta, como detectores de fumaça, câmeras de circuito fechado, porta frontal de emergência e baixo nível de ruído também fazem parte dos diferenciais dos trens da ViaQuatro.  Além disso, ar-condicionado digital mantém a temperatura interna entre 20° C e 24° C.