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CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

  • Diferenciais

Trens
Os trens da ViaQuatro são equipados com o sistema driverless, que permite a operação do trem sem a presença do condutor. A operação automática é inédita na América Latina e é considerada a mais segura do mundo. Por isso, é adotada em diversos metrôs da Europa e Ásia, principalmente.

O sistema driverless permite supervisão permanente de velocidade, oferece mais segurança e precisão nas curvas, bifurcações, desvios etc. As paradas e partidas são automáticas, ou seja, a abertura e o fechamento das portas do trem são sincronizados com a abertura e o fechamento das portas de plataforma das estações. Na Linha 4-Amarela, o intervalo entre os trens pode chegar a apenas 90 segundos em situação normal de operação e até 75 segundos em situações especiais de grande volume de tráfego concentrado.

O sistema automático driverless é considerado extremamente seguro, adotado em linhas de metrô de todo o mundo, com a mesma tecnologia e eficiência. Hoje, ele é tendência mundial. Em Paris e em Nuremberg (Alemanha), os sistemas com operador dentro do trem estão sendo substituídos por sistemas sem operador. Linhas novas como as de Dubai, Barcelona, Cingapura, e Kopenhagen, por exemplo, são todas com o sistema driverless. A Linha 4-Amarela opera com sistema igual ao da Linha 14 de Paris, que está em operação desde 1998, só que mais moderno.

A ViaQuatro é a primeira e até agora única operadora metroferroviária brasileira a obter um certificado de segurança emitido pelo agente certificador internacional, que é a TÜV, da Alemanha.

São trens de última geração, que oferecem total segurança e podem transportar com conforto 1.500 passageiros por viagem: 

  • Passagem livre entre os carros
  • Comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO)
  • Câmeras de segurança em cada carro monitoradas pelo CCO
  • Baixo nível de ruído
  • Ar condicionado
  • Acessibilidade plena
  • Portas frontais de emergência
  • Sistema de iluminação com eficiência energética}

 

CCO
O Centro de Controle Operacional é o cérebro da operação automática e uma das ferramentas mais importantes para a ViaQuatro realizar um atendimento ágil e de qualidade.

Nos trens da Linha 4-Amarela, o controle é feito de modo remoto direto do CCO, localizado no Pátio Vila Sônia. Por meio de uma tela com 13 metros de comprimento e cerca de 3 metros de altura, é possível acompanhar o movimento em toda a extensão da linha, o interior dos trens, as estações, o pátio de manobra e a manutenção.

Por esse moderno sistema é possível programar a velocidade dos trens, o número de viagens, o tempo de abertura das portas da plataforma e do trem, incluir mais trens na linha, quando necessário, para atender à demanda dos usuários, entre outras funcionalidades.


Circuito de TV
Vinte e seis câmeras de monitoramento em cada trem e aproximadamente 300 nas estações, ligadas diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO). Esse moderno sistema garante a segurança dos usuários da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Ao menor sinal de ocorrências, o CCO aciona as equipes de atendimento, que entram em ação para solucionar rapidamente o problema.


Portas de plataforma
A Linha 4-Amarela foi a primeira na América Latina a entrar em funcionamento com divisórias de vidro separando a plataforma dos trilhos, as chamadas portas de plataforma em todas as suas estações.

As portas de plataforma impedem o acesso dos usuários aos trilhos, evitam quedas de objetos na via e outros acidentes. Elas se abrem juntamente com as do trem, que estaciona no ponto exato da entrada e saída dos usuários. A tecnologia já é utilizada nos metrôs mais modernos do mundo, como Tóquio, Hong Kong, Cingapura, Seul, Barcelona e Paris, e irá contribuir de maneira expressiva para a diminuição de acidentes e interrupções no transporte metroviário de São Paulo.