ViaQuatro busca aumentar número de mulheres nas operações

20/11/2023

São Paulo, novembro de 2023 - Uma turma de futuras AAS (agentes de atendimento e segurança), composta apenas por mulheres, iniciará as atividades nas estações da Linha 5-Lilás a partir de janeiro. A inclusão das 24 novas funcionárias faz parte do planejamento das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade – responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos – para elevar a participação feminina no quadro operacional.

Segundo o diretor da ViaMobilidade e ViaQuatro, Francisco Pierrini, as turmas afirmativas para mulheres ajudam a acelerar a promoção da equidade de gênero nas concessionárias. “Queremos que nosso quadro seja um reflexo da sociedade brasileira. Mais da metade dos nossos passageiros são mulheres, então queremos ter mais mulheres entre nossos colaboradores”, frisa.

De acordo com dados da PNAD Contínua 2022 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres no Brasil (51,1%) é superior ao de homens (48,9%).

Dessa forma, visando à maior participação feminina no segmento de Mobilidade Urbana, a ViaQuatro e a ViaMobilidade realizam campanhas permanentes sobre o tema, como a “Mobilidade é Coisa de Mulher”, presente nas estações de metrô e trens metropolitanos. Nos murais que divulgam a ação, há um QR Code que permite às potenciais candidatas se cadastrar no banco de talentos do Grupo CCR. O acesso também está disponível na seção “Trabalhe Conosco”, nos sites das concessionárias.

Um dos resultados desses esforços pode ser conferido na Estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, cuja equipe de atendimento é 100% composta por mulheres. As colaboradoras atuam nos cargos de AAS, AASL (agente de atendimento e segurança líder) e supervisora.

No início deste ano, a ViaMobilidade também formou uma turma composta apenas por condutoras. Foram 12 mulheres capacitadas para atuar como operadoras dos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Todas já estão em plena atividade sobre os trilhos.

As empresas ainda realizam o programa “Elas na Tech”, a fim de aumentar a participação feminina no setor de tecnologia, por meio de cursos on-line de TI (tecnologia da informação), em parceria com a Junior Achievement Brasil e o Instituto CCR. Com o apoio do Senai, as companhias oferecem vagas para aprendizagem em Mecatrônica, com o intuito de expandir o conhecimento de jovens profissionais em áreas de manutenção.

Histórias de superação

Uma das futuras AAS da Linha 5-Lilás, Liliane do Carmo Fontes, 36 anos, cria sozinha os três filhos, em Taboão da Serra. Ao se candidatar para a vaga de AAS recebeu o apoio dos dois filhos e da filha, principalmente do primogênito, Alex, 16 anos, que pratica boxe. Ao saber que ela teria de passar pelo TAF (teste de aptidão física) para o novo emprego, ele a incentivava, corria e praticava atividades físicas com a mãe.

Hoje, contratada pela ViaMobilidade, Liliane não segura as lágrimas de emoção, ao lembrar de sua trajetória. “O meu maior medo era não ser o orgulho deles. E o Alex me disse: ‘Mãe, você passou no TAF, você já é o nosso orgulho’, afirma. “Na escola, um professor perguntou em quem ele se inspira, já que quer ser boxeador. Ele falou de Mike Tyson e Muhammad Ali, mas disse: ‘Eu me inspiro na minha mãe’. Daí não consegui segurar o choro”, recorda-se.

Com 27 anos, Mariana Vargas Dionizio conquistou seu primeiro trabalho com carteira assinada como AAS na Linha 5-Lilás. “Quero dar um exemplo aos meus filhos. Quando souberam que iria trabalhar no metrô, eles acharam incrível. Todos amam o metrô, principalmente a Linha 4-Amarela, que não tem operador e eles podem ver o túnel da janela da frente”, descreve.

Agora com salário na conta todo mês, Mariana já vislumbra a faculdade de enfermagem e, acima de tudo, ser uma referência para os filhos. “Levei de surpresa o meu filho Murillo, de 5 anos, ao cinema pela primeira vez. Comprei roupas, bonecas, fone de ouvido para a Julia, de 9. Para meu filho de 3 aninhos, Leonardo, sempre levo doces e brinquedos, como dinossauros, de que ele gosta muito”, afirma, emocionada.

Treinamento

Todos os AASs passam por três meses de capacitação, que somam 299 horas. Entre os treinamentos, estão APH (atendimento pré-hospitalar), TLCO (treinamento de legislação e condução de ocorrência), preenchimento de formulários e treinamento em manuseio das portas de plataformas. São oito horas diárias de treinamento, de segunda a sexta-feira. As novas colaboradoras devem iniciar em janeiro a prática operacional – etapa incluída no período de capacitação – com um mês de acompanhamento. Já a reciclagem sobre os temas é anual.

Designada para ser a madrinha da turma, a supervisora da Estação Hospital São Paulo, Adriana Helena, 34 anos, revê, na experiência das futuras colegas, o caminho que trilhou no metrô. “Comecei nas provas, fiquei dois anos e nove meses como AAS na Estação Capão Redondo, depois fui para Vila das Belezas, até que fiz o processo para AAS Líder na Linha 9-Esmeralda. Daí fiz o processo para supervisora de estação, passei, e voltei para a Linha 5-Lilás. Eu amo tudo isso aqui”, afirma.

As mulheres que fazem parte do quadro operacional da ViaQuatro e ViaMobilidade podem contar com auxílio-creche, além de benefícios como licença-maternidade, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte, além de previdência privada.