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ViaMobilidade e ViaQuatro investem R$ 525 mi em obras

22/05/2024

 A ViaMobilidade e a ViaQuatro, concessionárias de mobilidade urbana do Grupo CCR, lançam um novo pacote de obras em suas estações de trens metropolitanos e metrôs em 2024, que visam proporcionar mais acessibilidade, conforto e segurança aos passageiros. Ao todo, as duas companhias estão investindo R$ 525 milhões em melhorias em diversas estações das linhas 4, 5, 8 e 9 e em projetos de extensão das vias, iniciativas que irão beneficiar os mais de 2 milhões de usuários dos serviços. O valor faz parte do investimento de R$ 2 bilhões em mobilidade urbana do Grupo CCR em 2024.

 

No primeiro semestre de 2024, as intervenções da ViaMobilidade envolvem cinco estações da Linha 9-Esmeralda: Cidade Jardim, Berrini, Jurubatuba, Socorro e Primavera-Interlagos. Já no segundo semestre, outras oito estações entrarão em obras: Domingos de Moraes, General Miguel Costa, Jandira e Osasco, que faz conexão com a Linha 8-Diamante, e Villa Lobos-Jaguaré, Hebraica-Rebouças, Granja Julieta e Autódromo, da Linha 9-Esmeralda.

 

Além dos trabalhos a serem iniciados em 2024, a ViaMobilidade já realiza obras desde o ano passado em outras 13 estações: Júlio Prestes, Carapicuíba, Palmeiras-Barra Funda, Barueri, Lapa, Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Santa Terezinha, Sagrado Coração e Ambuitá, da Linha 8-Diamante; além de Cidade Universitária, Vila Olímpia e Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

 

Entre os itens contemplados nas obras de melhorias das estações estão a instalação de piso tátil, canaleta de bicicletas nas escadas fixas e a redução do vão entre o trem e a plataforma. Estão previstas também investimentos em melhorias nas salas operacionais, que garantem mais conforto aos colaboradores e maior efetividade no atendimento.

 

A conclusão dos trabalhos nestas 26 estações vai oferecer mais conforto e segurança aos passageiros. Os espaços estão sendo aprimorados de acordo com as normas vigentes de acessibilidade, além de serem adequados também aos novos padrões de oferta e demanda, garantindo assim a renovação dos documentos necessários para a operação.

 

Além das obras de adequação das estações, a ViaMobilidade também iniciou a construção da Estação Ambuitá, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, na extensão da Linha 8-Diamante. Para garantir a segurança dos passageiros, a operação de trens entre as estações Itapevi e Amador Bueno deverá ser suspensa entre abril e junho deste ano.

 

Um dos destaques das obras executadas pela ViaMobilidade é a revitalização completa da histórica Estação Júlio Prestes, um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Essa será primeira vez em 86 anos que o local será restaurado, e os trabalhos incluem a renovação da fachada, a remoção da passarela metálica do local e restauração da bilheteria histórica, as paredes, portas e relógios antigos, além de obras de melhoria de acessibilidade e adequações na infraestrutura local utilizada pelos colaboradores e pelos usuários.

 

Obras de melhoria na Linha 5

 

Com projeto avaliado em R$ 130 milhões, a ViaMobilidade retomou em junho de 2023 as obras para ampliação da Estação Santo Amaro, uma das principais da Linha 5-Lilás. A conclusão dos trabalhos no espaço, que faz integração com a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está prevista para o segundo semestre de 2024.

 

O novo espaço será compatível com a atual demanda de passageiros, que cresceu mais de 90% desde a abertura das últimas estações do traçado, de Adolfo Pinheiro à Chácara Klabin. Atualmente, mais de 75 mil passageiros passam a cada dia útil, em média, pela Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás.

 

Esta é a maior obra prevista no contrato de concessão da ViaMobilidade na Linha 5-Lilás e será fundamental para melhorar a infraestrutura da área de transferência dos clientes da Estação Santo Amaro com a Linha 9-Esmeralda, de trens metropolitanos.

 

Extensões e obras nas linhas 4 e 5

 

Líder no setor de infraestrutura de mobilidade no Brasil, o Grupo CCR avalia que o segmento de mobilidade urbana tem grande potencial de crescimento no longo prazo, considerando que a proporção da extensão das vias das linhas de metrô pelo número de habitantes (km/milhões de habitantes) das principais capitais brasileiras é inferior ao de grandes cidades no exterior, inclusive as da América Latina. Só nos próximos 5 anos, a Companhia tem mapeado mais de R$ 50 bilhões de oportunidades de investimento neste mercado.

 

Neste contexto, uma das oportunidades mapeadas pelo Grupo CCR está na expansão da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás. A ViaQuatro está elaborando, por meio do seu contrato de concessão, o projeto executivo da extensão da Linha 4-Amarela até a região de Taboão da Serra (SP), que prevê a ampliação da via em mais 3,3 km.

 

A ViaMobilidade, por meio do seu contrato de concessão da Linha 5, também está desenvolvendo o projeto executivo de extensão da Linha 5-Lilás, iniciativa que adicionará aproximadamente 4,3 quilômetros de via nova e a construção de duas novas estações: Comendador Santana e Jardim Ângela. No projeto, está prevista também a expansão do sistema de energia, sinalização, sistemas auxiliares, como escadas rolantes e elevadores.

 

Os investimentos na elaboração dos projetos de expansão das Linha 5 e Linha 4 são, respectivamente, de R$ 42,1 milhões e R$ 36,5 milhões, totalizando R$ 78,6 milhões.

 

Confira os detalhes das obras das Linhas 8 e 9 por estação:

 

Estações Cidade Jardim, Berrini, Jurubatuba, Socorro e Primavera-Interlagos

A ViaMobilidade vai reduzir o vão entre o trem e a plataforma nas cinco estações. Além disso, fará a instalação de canaleta para o transporte de bicicletas nas escadas fixas, para maior conforto dos passageiros.

 

As obras incluem ainda a revisão dos elementos de acessibilidade, itens de combate a incêndio e comunicação visual. Os trabalhos também contemplam adequação de passeios e paisagismo no entorno da estação, ventilação e captação de águas pluviais.

 

Estação Barueri

A ViaMobilidade está construindo um novo túnel de acesso para a Estação Barueri, pela Rua Angüera. Com isso, os passageiros terão mais conforto e comodidade para acessar a estação, que ficará mais integrada com o entorno e com o corredor de ônibus.

 

As obras também vão contemplar toda a estrutura da entrada, com a instalação de novos bloqueios (catracas) e implantação de SSO (Sala de Supervisão Operacional), o que agiliza os processos de atendimento a todo tipo de ocorrência na estação.

 

Haverá ainda melhorias no passeio no entorno dos acessos, além de revisão dos elementos de comunicação e acessibilidade. As escadas fixas receberão canaletas para o transporte de bicicletas. Além disso, será feita uma revisão em todos os equipamentos necessários para o funcionamento da estação, assim como nas instalações hidráulicas e no sistema de captação de águas pluviais.

 

Devido aos trabalhos, a via sentido Júlio Prestes ficará interditada por cerca de 90 dias, a partir de sábado, 9 de março. Assim, será necessário embarcar na plataforma sentido Itapevi, do lado direito, para ambos os destinos. Os passageiros serão orientados por avisos sonoros, placas, redes oficiais e pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) no período. Não haverá impacto na operação e nos intervalos dos trens.

 

Estação Palmeiras-Barra Funda

Na Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante, as obras proporcionam melhorias nas condições de acesso e transferência para os passageiros. Os trabalhos incluem canaleta de bicicletas nas escadas fixas e piso tátil, garantindo acessibilidade ao público e comodidade aos ciclistas.

 

Estão sendo implantadas novas salas operacionais dentro da área de concessão, nas extremidades da plataforma. Além de uma sala de supervisão operacional, estrategicamente posicionada para garantir melhor visualização da operação.

 

Com a estratégia de realocar os operadores e AASs (Agentes de Atendimento e Segurança) para dentro da área de concessão, o objetivo é uma redução potencial no tempo de deslocamento entre a área operacional e a estação.

 

Estação Carapicuíba

Por sua vez, a ViaMobilidade está revisando os itens de acessibilidade da Estação Carapicuíba, assim como toda a comunicação visual. Também estão sendo instaladas canaletas para o transporte de bicicletas nas escadas fixas.

 

As plataformas e a estrutura da estação passam por uma recuperação completa. Os trabalhos incluem a substituição de equipamentos por itens mais novos, atuação na rede de esgoto, revisão de instalações hidráulicas, do sistema de combate a incêndio e de captação de águas pluviais. O passeio no entorno dos acessos também recebe melhorias e revitalização.

 

Estação Vila Olímpia             

Na Estação Vila Olímpia, que é em curva, está sendo realizada a redução do vão entre o trem e a plataforma, garantindo maior conforto e segurança nos embarques. Além disso, as obras incluem a instalação de canaletas nas escadas fixas para o transporte de bicicletas, adequações no piso tátil e demais elementos de acessibilidade.

 

Os passeios e o paisagismo do entorno da estação também passam por revitalização, assim como elementos da comunicação visual. Já as salas operacionais estão sendo readequadas, incluindo a reforma dos sanitários e vestiários para os colaboradores.

 

Estação Cidade Universitária

Também recebe redução no vão entre o trem e a plataforma, assim como adequações nos itens de acessibilidade, de acordo com as normas vigentes. Para os ciclistas, estão sendo instaladas canaletas nas escadas fixas e paraciclos.

 

Além disso, as obras também contemplam melhorias na passarela entre a estação e a Ponte da Cidade Universitária, assim como na escada de acesso à ciclovia. Os passeios nas proximidades do acesso da estação também passam por adequações, assim como os elementos de comunicação visual e áreas técnicas.

 

Estação Morumbi

Na Estação Morumbi, as obras contemplam a adequação da estação para as normas vigentes de acessibilidade e atual demanda operacional. As escadas fixas também recebem canaletas para o transporte de bicicletas e as áreas técnicas passam por melhorias.

 

Está sendo feita a adequação dos passeios e do paisagismo no entorno do acesso à estação. Os elementos de comunicação estão sendo adequados ao novo padrão visual da concessionária e a concessionária está implantado um sistema de alarme de detecção de incêndio.

 

Estação Lapa

Na Estação Lapa, a principal novidade é a construção de uma passarela para a transposição das vias, visando facilitar o acesso dos passageiros ao embarcar e desembarcar. As plataformas também terão complementação de altura e largura para diminuir o vão até o trem.

Além disso, serão instalados dois novos elevadores e um novo bloqueio acessível, com sinalização tátil direcional. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, além de novos corrimãos, será implantado também um conjunto de canaletas para condução de bicicletas e, ao lado, um conjunto de paraciclos. A rampa será reconstruída.

 

Também será construído um sanitário público acessível, além de novos vestiários com acessibilidade. A estação terá uma nova SSO (Sala de Supervisão Operacional) e novas salas técnicas.

 

O acesso à estação também será requalificado, com acessibilidade em todo o percurso, desde a entrada da estação até o Terminal Lapa e a Rua Guaicurus.

 

Estação Imperatriz Leopoldina

A estação terá três novos elevadores, um bloqueio para pessoas com deficiência, uma nova bilheteria e paraciclo. A passarela já existente de acesso à estação receberá cobertura metálica e iluminação nova.

 

Todas as escadas fixas, tanto as existentes quanto as que serão construídas, terão corrimãos e canaletas para condução de bicicletas. Está prevista ainda a execução de sinalização tátil em toda a estação.

 

Os sanitários públicos e vestiários para os colaboradores serão revitalizados e a estação terá um banheiro feminino e um masculino para pessoas com deficiência.

 

Já a plataforma terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Serão construídas novas salas operacionais.

 

 

Estação Comandante Sampaio

Serão instalados três elevadores e, para organizar o fluxo e proporcionar maior conforto aos passageiros, serão implantadas seis escadas rolantes. Corrimãos centrais e laterais deverão ser instalados na escadaria existente. Na linha de bloqueios, será instalada sinalização tátil direcional. Já nas escadas fixas, será implantado um conjunto de canaletas para condução de bicicletas.

 

Os vestiários para uso de colaboradores e sanitários públicos serão revitalizados. A estação terá dois sanitários para pessoas com deficiência, sendo um masculino e um feminino.

 

Também passam por revitalização os pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura. As obras incluem ainda a implantação de novas salas operacionais.

 

Além disso, o acesso para pedestres e a entrada de veículos pela Avenida dos Autonomistas serão requalificados, assim como o acesso pela Rua Adolfo Marchiolli.

 

Nesta estação, a plataforma também terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.

 

 

Estação Santa Terezinha

O Acesso Sul da Estação Santa Terezinha passará por requalificação, contemplando a integração com os pontos de ônibus na Avenida Deputado Emílio Carlos.

 

A passarela do acesso ao saguão de bilheteria terá uma nova cobertura em todo o trecho. O local também receberá iluminação e itens de acessibilidade, como piso tátil direcional e bloqueio para pessoas com deficiência. A estação já possui elevador.

 

Serão construídos quatro sanitários públicos no mezanino da estação. As obras também incluem uma nova edificação, anexa à existente, com copa, sanitários, vestiários e uma nova sala técnica com gerador. As duas bordas de plataforma receberão uma complementação para diminuir o vão até o trem. Também será feito o alteamento de todo o piso da plataforma, para que não haja desnível para cima ou para baixo.

 

 

Estação Sagrado Coração

A estação terá dois elevadores e sanitários para pessoas com deficiência. A escada de acesso à bilheteria terá nova cobertura e iluminação. Também será feita a cobertura sobre o trecho da plataforma e escada de acesso que ainda não contam com esta estrutura.

 

As salas operacionais serão requalificadas e as salas técnicas, reconstruídas. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, será feita a adequação do corrimão conforme normas de acessibilidade.

 

Está prevista a construção de um conjunto de sanitários públicos acessíveis, sendo um masculino e outro feminino, além de uma copa. A estação também terá uma cobertura entre o prédio existente e a entrada dos novos sanitários.

 

Na plataforma, será instalada uma complementação para reduzir o vão até o trem. Além disso, será feito o alteamento de todo o piso da plataforma para evitar o desnível.

 

 

Estação Júlio Prestes                                     

A Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante passará por um processo de restauro pela primeira vez desde sua conclusão, em 1938. Os trabalhos, executados pela Concrejato, incluem a renovação da fachada, a remoção da passarela metálica do local, além de atividades para restaurar a bilheteria histórica, as paredes, portas e relógios antigos.

 

O processo de restauro foi pensado para não interferir na operação e terá início pelo telhado da estação que receberá novas telhas translúcidas, com cobertura em chapa de policarbonato compacto cristal com película protetora em ambas as faces. O material receberá tratamento contra raios ultravioletas e acabamento especial.

 

O restauro também inclui as fachadas frontal e interna. Haverá a remoção da tinta existente e será feita a recomposição de argamassas e elementos decorativos, com posterior aplicação de tinta base mineral apropriada para o tipo de revestimento. Todos os materiais serão restaurados com base nos modelos originais.

 

Além disso, todos os elementos tombados vão passar por restauro, incluindo o mobiliário, a bilheteria e as portas da estação. O processo inclui a remoção das tintas, o tratamento das estruturas e a aplicação de nova camada de pintura. Também será feito um trabalho para investigar as cores originais do projeto.

 

Por fim, a passarela metálica existente na estação será removida, pois não faz parte do projeto original. Além disso, não há mais função para a estrutura na estação, portanto, não haverá prejuízo aos passageiros ou descaracterização do local com a remoção.

 

Estação Osasco

A Estação Osasco receberá uma nova plataforma, nove escadas rolantes e um novo elevador, assim como escadas fixas. Além disso, os trabalhos vão incluir a revisão dos elementos de acessibilidade e comunicação, adequações na via permanente, rede aérea e sinalização.

 

Com as obras, a estação também vai ganhar paraciclos nos acessos, canaletas para o transporte de bicicletas nas escadas fixas e modernização de salas técnicas. As áreas operacionais também vão passar por modernização, assim como elementos de combate a incêndio e sistema de captação de águas pluviais.

 

Estação General Miguel Costa

Os trabalhos na Estação General Miguel Costa vão incluir melhorias nos passeios, revisão nos elementos de acessibilidade e comunicação. O local terá uma nova escada fixa, revisão do sistema de combate a incêndio e de captação de águas pluviais.

 

Para os passageiros, também serão instalados novos paraciclos, canaletas para o transporte de bicicletas nas escadas fixas e uma área de embarque e desembarque. Haverá interligação com o terminal de ônibus no mezanino, por meio do prolongamento da passarela do terminal. As calçadas também receberão adequações para pessoas com deficiência.

 

A estação terá um novo bloco de áreas técnicas elevado, para facilitar a movimentação de equipamentos. Com isso, haverá ampliação do mezanino. As salas técnicas e operacionais também serão modernizadas.

 

Estação Domingos de Moraes

Nesta estação, uma das principais mudanças será a demolição da passarela existente para a construção de uma nova, mais perto e mais integrada ao entorno. Além disso, as coberturas das plataformas vão passar por reparos.

 

A população poderá se beneficiar de novos paraciclos nos acessos e canaletas nas escadas fixas para o transporte de bicicletas. O corredor de ligação entre a estação e a Rua Monte Pascoal receberá adequação viária e nova iluminação.

 

Além disso, a estação terá acessibilidade, novos elementos de comunicação, adequação do vão entre o trem e a plataforma, além da modernização de salas técnicas e operacionais, o que contribui para a otimização de processos operacionais e de atendimento.

 

Obras entregues em 2023:

Além das cinco estações com obras entregues neste ano, a ViaMobilidade também finalizou em 2023 as intervenções em Grajaú e Santo Amaro, na Linha 9-Esmeralda. Nestes casos, as obras contemplaram reforma e adequação itens de acessibilidade, assim como a limpeza técnica, reforma dos sanitários e nova iluminação. Confira os detalhes:

 

Estação Grajaú

A Estação Grajaú recebeu piso tátil, acessibilidade no entorno e avisos em braile nos corrimãos das escadas. O elevador de acesso à estação, localizado na Rua Giovanni Bononcini, foi colocado em operação. A estrutura da estação também passou por pintura e limpeza, enquanto os vestiários e sanitários receberam reforma geral.

 

Estação Santo Amaro

A estação Santo Amaro também está com piso tátil instalado e revitalizado. Nas duas escadas fixas de uso público, foram instalados corrimãos laterais. Também foram feitas adequações para tornar o piso mais acessível.

 

Além disso, a estação também recebeu limpeza técnica geral e pintura. A cobertura foi revitalizada e a estação recebeu nova iluminação. O local já possui elevador.

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