Jovens Aprendizes

01/01/2013

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, firmou parceria com a entidade Ensino Social Profissionalizante (Espro) e contratou jovens aprendizes para atuar nas seis estações em operação (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz).

Atender os usuários, prestando informações sobre itinerários, conduzir deficientes visuais e físicos até a área de embarque, orientar o público sobre o uso preferencial dos elevadores e ajudar os colaboradores da ViaQuatro na organização do fluxo de passageiros nas estações da Linha 4-Amarela estão entre as atribuições principais desse grupo de jovens recém-contratados.

De acordo com a legislação vigente, aprendizes são jovens com idades entre 14 e 24 anos, preparados para iniciar uma atividade profissional em caráter de experiência, ao mesmo tempo em que continuam estudando. Sua carga horária é de 6 horas diárias, para que o trabalho não interfira no rendimento dos estudos.

"O programa de jovens aprendizes é uma demanda legal, mas também vem ao encontro da postura social da ViaQuatro, de oferecer oportunidades de trabalho com aprendizado contínuo a seus colaboradores", enfatiza Sami Farah, diretor administrativo e financeiro da concessionária. Segundo Sami, os aprendizes passaram por um programa de treinamento em atendimento ao público em geral, em especial na condução e orientação a deficientes físicos, visuais e auditivos. "Todos eles só começaram a atuar depois de receber, por exemplo, aulas de Libras, a língua brasileira de sinais".

A parceria entre a ViaQuatro e a Espro prevê, em breve, a abertura de novas vagas para aprendizes em seus quadros não técnicos. Os interessados devem acessar o portal da Espro (www.espro.org.br) e realizar o cadastro na seção Aprendiz.

José Luiz Bastos, gestor de Interação com o Cliente da ViaQuatro, destaca que "com essa parceria, a empresa otimiza o atendimento nas estações da Linha 4-Amarela e, ao mesmo tempo, contribui para a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho."

Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.

Sobre o Espro: O Espro (Ensino Social Profissionalizante) é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Fundado em 1979, por iniciativa de unidades do Rotary Club, o Espro tem como essência a transformação social pois capacita e encaminha para o mundo do trabalho mais de 17 mil jovens de baixa renda por ano.

ViaQuatro
Plantão Imprensa ViaQuatro – (11) 6492-9082