Outubro Rosa: diversas ações acontecem nas Linhas 4 e 5

05/10/2021

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô veiculam informações sobre câncer de mama durante outubro, em campanha de engajamento para prevenção da doença

Outras ações que ocorrem: arrecadação de lenços para distribuição a mulheres em tratamento e a iluminação interna das estações Brooklin e Largo Treze

São Paulo, outubro de 2021 – No mês de prevenção ao câncer de mama, monitores de vídeo dos trens e estações das ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, trazem informações importantes sobre a doença. O foco são as medidas preventivas, como o autoexame cuidadoso das mamas, o estilo de vida saudável, que pode reduzir o risco de surgimento da doença, e os exames de rotina para a detecção precoce de tumores.

As orientações são fornecidas pelo Instituto Protea – organização que acolhe mulheres de baixa renda com câncer de mama, apoiando-as no diagnóstico e tratamento. Os dados estarão disponíveis também nas redes sociais das concessionárias (www.facebook.com/ViaQuatroSP; www.instagram.com/viaquatrosp) e (www.facebook.com/ViaMobilidadeSP; e www.instagram.com/viamobilidade).

Durante outubro, a área interna das estações Brooklin e Largo Treze, ambas na Linha 5-Lilás, receberão iluminação na cor rosa. A intenção é alertar os passageiros sobre a importância de se prevenir contra a doença, o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

De acordo com o Instituto Protea, a pandemia de coronavírus aumentou o alerta para o câncer de mama: por conta da covid-19, muitas cirurgias e tratamentos foram adiados. Agora é o momento de intensificar a atenção à doença, que apresenta 95% de chances de cura se tratada precocemente. Como medida preventiva, vale a informação da Sociedade Brasileira de Mastologia: estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença.

Arrecadação de lenços

Para ampliar o apoio a mulheres que estão em tratamento de câncer, o Instituto Quimioterapia e Beleza, em parceria com as ViaQuatro e ViaMobilidade, promove, entre 4 e 29 de outubro, uma campanha de arrecadação de lenços - os itens arrecadados serão destinados ao Banco de Lenços Flavia Flores, que fará a distribuição. Quem quiser contribuir pode depositar sua doação em um recipiente colocado próximo às cabines de atendimento das estações Oscar Freire, Fradique Coutinho e Paulista (Linha 4-Amarela) e Chácara Klabin, Largo Treze e Capão Redondo (Linha 5-Lilás).

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, o Outubro Rosa é um incentivo ao cuidado e à qualidade de vida. "Essa campanha em um lugar onde circulam tantas pessoas é muito importante e atende às nossas preocupações, pois, além de oferecer um transporte seguro, queremos colaborar para ampliar o conhecimento do nosso público em relação à sua saúde e bem-estar”.

Serviço:

Campanha Outubro Rosa

Informações sobre prevenção ao câncer de mama: nos monitores de vídeos dos trens e das estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e nas redes sociais da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Iluminação nas estações Brooklin e Largo Treze (Linha 5-Lilás)
Arrecadação de lenços para doação a mulheres em tratamento: de 4 a 29 de outubro, nas estações Oscar Freire, Fradique Coutinho e Paulista (Linha 4-Amarela) e Chácara Klabin, Largo Treze e Capão Redondo (Linha 5-Lilás).

Sobre o Outubro Rosa:
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização do câncer de mama e as ações desenvolvidas no período têm o objetivo de levar informação às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama e sobre a realização de exames de rastreamento. Além de ser uma importante data para ampliar o apoio às mulheres que estão em tratamento de câncer.