ONU destaca a troca de mais de 27 mil lâmpadas velhas por LED

23/10/2023

São Paulo, 23 de outubro de 2023 - Uma ação de consumo sustentável  promovida pela ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis por quatro linhas metroferroviárias em São Paulo, terá destaque no Circuito Urbano ONU-Habitat. Nesta terça-feira (24), a partir das 10h, a campanha Consumo Consciente, que permitiu a troca de 27.221 lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de modelo LED, será um dos temas da roda de debates sobre o futuro urbano sustentável. O encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Realizada em parceria com o Instituto Efort e Enel São Paulo, entre outubro de 2022 e junho de 2023, a campanha envolveu 19 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Ao todo, mais de 4 mil famílias foram beneficiadas com as trocas gratuitas de lâmpadas antigas por modelos em LED, mais econômicos e eficientes. As estações Jandira (Linha 8-Diamante) e Luz (Linha 4-Amarela) tiveram as maiores adesões, com as entregas de 2,7 mil e 6,6 mil lâmpadas, respectivamente.

Convidado para a live do Circuito Urbano ONU-Habitat, Fernando Luiz Nunes, gerente executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, destaca a importância da contribuição da economia familiar ao meio-ambiente: “Será um prazer falar desse projeto inovador, que traz consciência de forma prática aos nossos clientes sobre o consumo sustentável de energia em suas casas. É uma diferença fundamental ao bolso das famílias e, de quebra, vai de encontro à nossa missão de um mundo melhor e mais sustentável aos nossos filhos e netos”, diz.

A ação marcou presença por oito estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, passando por cidades como Itapevi, Osasco, Jandira e Carapicuíba, além de bairros da Capital. “Temos o compromisso por um mundo sustentável. Além de oferecer a troca de lâmpadas à população, também realizamos a substituição de mais de 16 mil lâmpadas comuns por LED nas estações das linhas 8 e 9, reduzindo em 100 toneladas a emissão CO² na atmosfera”, frisa Alan Santana, gerente executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

Desenvolvida para se tornar uma das melhores opções na hora de iluminar ambientes com eficiência e economia, a tecnologia LED pode durar até 2,5 vezes mais que uma lâmpada fluorescente, por exemplo. Por essa razão, a campanha visou possibilitar um maior alívio às contas familiares no fim do mês, inclusive orientando os passageiros sobre a adequação do consumo de energia ao orçamento doméstico.

Também participam da transmissão a presidente do Instituto Efort, Maria Regina Maciel, e a responsável por projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil, Claudia Guimarães, além de Solange Mello, da Enel São Paulo, e Karina Miguel, analista de Projetos de Sustentabilidade da empresa. Durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula o debate entre países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições sobre formas de melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Uma das maiores vantagens do LED para a natureza é a ausência de mercúrio em sua composição, elemento presente em muitas lâmpadas, como as fluorescentes. Esse tipo de metal contamina o meio ambiente se os produtos não forem descartados de forma adequada.