Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

  • Tecnologia

Modernidade baseada na mais alta tecnologia é o que não falta na Linha 4-Amarela. Presente nas estações, trens, Centro de Controle Operacional (CCO) e no sistema de sinalização, a inovação da Linha 4-Amarela ganha mais destaque por meio do sistema driverless, utilizado pela primeira vez na América Latina. Com ele, o trem é operado sem condutor, por um sistema baseado na comunicação, o CBTC. Nele, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, o que garante mais segurança. O CBTC permite a aproximação de dois trens, com toda segurança, a uma distância similar à dos automóveis nas ruas.

Fabricados na Coreia, os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno e oferecem alto nível de conforto aos passageiros, como ar condicionado em todos os trens, passagem livre entre carros, baixo nível de ruído e comunicação direta com o CCO, considerado o cérebro da operação.

Nas estações, divisórias de vidro separam a plataforma dos trilhos e levam mais segurança aos usuários. As portas do trem se abrem em conjunto com as de plataforma e o trem para exatamente no ponto de embarque e desembarque dos usuários. Esse sistema contribui de maneira expressiva para a diminuição de acidentes, evita a queda de objetos na via e interrupções na oferta de viagens.