Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

  • Bicicletas

Cadastro biométrico para uso dos bicicletários da Linha 4-Amarela

 

O ciclista deve fazer pré-cadastro com seus dados pessoais e aceitar o termo de uso. 
Para conclusão e efetivação do cadastro, o ciclista deve ir a um dos bicicletários da Linha 4-Amarela, localizados nas estações Fradique Coutinho, Pinheiros ou Butantã, e apresentar documento original com foto, comprovante de residência e o número de protocolo gerado no pré-cadastro feito pela internet.

Para realizar seu cadastro, Clique aqui.

Observação: A partir de agosto de 2016, somente ciclista cadastrado no sistema biométrico poderá utilizar os bicicletários da linha.

Regras de uso

·         As bicicletas devem ser presas com correntes e cadeados dos próprios usuários, responsáveis também pela guarda das chaves.

·         As bicicletas podem ficar estacionadas no bicicletário por até quatro dias, no máximo.

·          Após esse período de quatro dias, as bicicletas serão retiradas do bicicletário e ficarão guardadas por 60 dias em local estabelecido pela ViaQuatro.

·         Para retirar a bicicleta do local de guarda, o ciclista deverá realizar o agendamento prévio pela Central de Atendimento 0800-7707100.

·         Se o proprietário da bicicleta não retirá-la no prazo estabelecido de 60 dias, a bicicleta será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

 

Vagas

·         Estação Pinheiros
123 vagas

·         Estação Butantã
150 vagas

·         Estação Fradique Coutinho
86 vagas

 

Horário de Funcionamento

Bicicletários Estação Butantã

6h00 às 22h00 - Diariamente

Bicicletários estações Pinheiros e Fradique Coutinho

 4h40 à meia-noite - Domingo a sexta-feira

4h40 à 1h00 - Sábado

 

Bicicletas podem viajar de trem

·          O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.

·          Nas escadas rolantes, só é permitido o transporte de bicicleta para subir.

·          Nas escadas fixas, as bicicletas devem ser carregadas, tanto para subir como para descer. Como medida de segurança, o ciclista deve evitar o fluxo intenso de pessoas nas escadas.

·          Não é possível transportar as bicicletas nos elevadores e esteiras rolantes.

·          Cada usuário pode transportar apenas uma bicicleta convencional, não motorizada, limpa (sem barro, lama ou graxa), contribuindo para o conforto de todos os passageiros.

·         Nos acessos e áreas internas das estações, a bicicleta deve ser empurrada e mantida sempre ao lado do ciclista.

·         A bicicleta não pode ser largada no chão, encostada na parede ou colocada sobre os bancos.

·         Nas estações de metrô, bicicletas dobráveis devem estar embaladas em capa própria. Neste caso, são consideradas como volume e não podem exceder o gabarito permitido. Esse gabarito encontra-se na entrada de todas as estações da Linha 4-Amarela, próximo aos bloqueios.

·          Menores de doze anos com bicicletas devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

·          O ciclista é responsável por danos causados aos demais e passageiros a si próprio.

·          O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro.

·          São permitidas até quatro bicicletas por viagem.

·          Dentro do trem, o ciclista deve manter-se afastado das portas, a fim de não impedir seu fechamento ou obstruir a entrada e saída dos passageiros.

·          Em casos de anormalidade no sistema metroviário ou em situações de grande fluxo nas estações ou trens, os ciclistas serão orientados a não embarcar com suas bicicletas.