ViaQuatro leva aos passageiros o projeto Photo Truck II

12/08/2022

ViaQuatro leva aos passageiros o projeto Photo Truck II, uma oportunidade de desenvolvimento de alfabetização visual

Mostra conta com parceria da organização ImagemMágica e pode ser vista na Estação Fradique Coutinho até final de agosto

São Paulo, agosto de 2022 – Em parceria com a ONG ImagemMágica, a ViaMobilidade apresenta aos passageiros da Estação Fradique Coutinho o projeto Photo Truck II.

Trata-se de uma reflexão sobre temas de relevância social a partir de atividades lúdicas usando a fotografia como uma das ferramentas. Realizadas por crianças e jovens estudantes, participantes dos circuitos culturais ocorridos em diversos espaços públicos do Brasil, as imagens que compõem a exposição foram produzidas com a intenção de gerar reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), lançados pela ONU. A ideia é criar um diálogo entre o espectador e seu próprio cotidiano.

A partir dessa iniciativa, o projeto proporcionou aos participantes novas oportunidades de desenvolvimento sociocultural, tendo como referência a questão da alfabetização visual.

O aprendizado por meio da fotografia – uma poderosa ferramenta de expressão e comunicação, cada vez mais presente na vida de todos, é uma das propostas do Photo Truck II, segundo os organizadores. Um dos diferenciais oferecidos no projeto são ferramentas que permitem a acessibilidade, como material em braile, para pessoas com deficiência visual.

“Exposições como esta instigam os passageiros a refletirem sobre situações que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro. Segundo ela, nas mostras nas estações a concessionária busca sempre optar por temas que agreguem ao público informação e possibilidade de crescimento e aprendizagem.

Serviço:

Exposição – Projeto Photo Truck II – Linha 4-Amarela

Estação Fradique Coutinho – até final de agosto

Sobre ONG ImageMagica:

Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nasáreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/.