Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Painel circular gigante está instalado na estação Luz

15/03/2014

Formato, inédito na América Latina, permite ao usuário visualizar a programação em 360 graus

 

A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, administrada pela concessionária ViaQuatro, amplia o projeto de plataforma de comunicação digital e instala um novo formato de painel na estação Luz, que permite aos usuários visualizarem de qualquer ângulo da estação a programação exibida em 360 graus. Único do gênero na América Latina, o painel é composto por quatro monitores com módulos de LED flexíveis que veicula notícias nacionais e internacionais e mensagens de orientação aos usuários.

Instalado em parceria com a onthespot, o painel apresenta o que há de mais avançado na mídia digital, em alinhamento com a modernidade da arquitetura das estações e com a tecnologia da linha. Além da estrutura circular, composta por telas de grandes formatos, o projeto é considerado inovador por sua tecnologia que possibilita a exibição de imagens separadas ou conjugadas em todo painel. Em razão dos módulos de LED flexíveis, o painel é também sustentável por ser econômico no consumo de energia, o que também proporciona leveza à estrutura.

O  projeto é o primeiro da América Latina neste modelo circular e de exibição em 360 graus.  A ViaQuatro inova ao lançar esse modelo de comunicação digital em ambiente de metrô. Trata-se de uma inovação em função da tecnologia, mas também pelo design do painel.

Lucio Schneider, diretor da onthespot, explica que inovação é um dos pilares da empresa e, portanto, está sempre presente em seus projetos pelo mundo. “A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, nos passou o desafio de oferecer informação e entretenimento aos seus usuários com o que existia de melhor no mercado. Procuramos nunca perder esse foco e, por isso, podemos dizer que o trabalho realizado é um dos maiores projetos de mídia digital na América Latina.”

A programação do painel de grande formato segue a grade de conteúdo editorial do portal Terra já exibido nos quase 750 monitores e painéis de alta definição, que estão instalados nas estações e trens da linha. O passageiro também conta com informação sobre o status da Linha 4-Amarela e das outras quatro linhas metroviárias de São Paulo, além de mensagens de orientação e campanhas institucionais da concessionária.

Ponto estratégico – A estrutura está fixada no vão circular da estação Luz – integração com as linhas 1-Azul (Metrô), 7-Rubi e 11-Coral (CPTM) –, onde passam aproximadamente 135 mil usuários por dia útil. Com mais de 28 metros quadrados e a nove metros de distância do piso, foram necessários 20 dias para a montagem da estrutura e configuração do sistema que permite a sincronização do conteúdo com os demais monitores da rede onthespot em funcionamento nas seis estações e interior dos trens da Linha 4-Amarela

 

Ficha técnica

Tamanho

28,5 m²

Peso

Aproximadamente 1200 kg

Altura

Nove metros de distância do piso da estação

Tempo de instalação

20 dias

 

Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, considerada a mais moderna da América Latina e o primeiro contrato de PPP - Parceria Público-Privada assinado no país. No continente latino-americano, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação. A concessionária tem seu capital social dividido entre o Grupo CCR, com 58%, a Montgomery Participações, com 30%, a Mitsui, com 10%, a RATP Developpement e a Benito Roggio Transporte, com 1% cada.

Sobre a atuação onthespot - É uma empresa do Grupo Telefonica especializada em in-store media services e digital out of home. A onthespot começou a operar no Brasil em agosto de 2013 quando adquiriu do Terra a rede de Digitial Out Of Home, que desde 2010 está presente em ambientes de consumo e lazer: Academias, Bares & Restaurantes, Cafés, Padarias e Salões de Beleza; e na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Atualmente a onthespot possui mais de 3 mil monitores que impactam todo mês 10,5 milhões de pessoas nas redes de estabelecimentos comerciais e em média, 18 milhões de usuários da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. A onthespot está presente em 53 cidades do país, com foco maior nas regiões Sul e Sudeste.

 

Informações para imprensa

ViaQuatro – Linha 4-Amarela

Rosely Santiago - (11) 3747-5121

 

Entrelinhas Comunicação - (11) 3066-7700

Ana Paula Piedade – anapaula.piedade@entrelinhas.net- (11) 94153-6193

Nathalia Melati – nathalia@entrelinhas.net- (11) 99542-5549

 

Ver mais notícias