Outubro Laranja: exposições abordam cuidados à saúde

17/10/2022

ViaQuatro e ViaMobilidade promovem exposições abordando cuidados à saúde

Mostras estarão presentes nas estações até o final de outubro

São Paulo, 17 de outubro de 2022 - Ao longo do mês de outubro, a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 realizam parcerias e exposições para conscientizar sobre o Outubro Laranja (mês de conscientização da Discinesia Ciliar Primária, a DCP), doenças raras e outras pautas relacionadas aos cuidados com a saúde.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade são as concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente. Já a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

“Por recebermos diariamente um grande número de pessoas em nossas estações, achamos importante utilizar este meio para conscientizar e fornecer informações acerca de doenças e tratamentos para a saúde”, diz Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Em parceria com o Instituto Vidas Raras e com o grupo Convivendo com Discinesia Ciliar Primária, a ViaMobilidade promoverá, ao longo do mês, a exposição “Outubro Laranja – Conscientização da Discinesia Ciliar Pulmonar, a DCP”, que trará imagens e depoimentos das pessoas diagnosticadas com DCP, uma doença respiratória rara.

Realizada na Estação Jardim Belval da Linha 8-Diamante, a proposta da mostra é informar sobre a doença e incentivar a procura por ajuda médica, facilitando os diagnósticos e possíveis tratamentos para que as pessoas com a condição possam viver com qualidade de vida.

Já na Estação Fradique Coutinho, na Linha 4-Amarela, ocorrem três exposições. Uma delas, também em parceria com o Instituto Vidas Raras, é a mostra “Somos Gigantes”, pretende combater a discriminação e homenagear a determinação e otimismo dos pacientes do Instituto e das pessoas que convivem com doenças raras.

Ainda na Linha 4-Amarela, ocorre a exposição “Artrite Psoriásica, Artrite Reumatóide, Osteoporose e Psoríase”, em parceria com a Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras, na Estação São Paulo-Morumbi. A mesma mostra também está presente na Estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás. Além de trazer histórias de superação de pacientes, a mostra tem o intuito de conscientizar sobre a relevância do diagnóstico precoce e sobre o tratamento da Artrite Psoriásica e Reumatóide, Osteoporose e Psoríase.

Já na Estação Oscar Freire, também na ViaQuatro, é realizada a exposição “Proteja seus Ossos” como forma de conscientização do Dia Mundial da Osteoporose, que é celebrado em 20 de outubro. Em parceria com a Associação Crônicos do Dia a Dia, a exibição pretende sensibilizar a população acerca da doença que atinge milhões de pessoas no Brasil, que devem buscar por diagnósticos e tratamentos.

Serviço

Exposição “Outubro Laranja - Conscientização da Discinesia Ciliar Pulmonar, a DCP”
Onde:
Estação Jardim Belval da Linha 8-Diamante

Exposição “Somos Gigantes”

Onde: Estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela

Quando: Até 31 de outubro

Exposição “Artrite Psoriásica, Artrite Reumatóide, Osteoporose e Psoríase”
Onde:
Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela e Estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás

Quando: Até 31 de outubro

Exposição “Proteja seus Ossos”

Onde: Estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

Sobre a ViaMobilidade

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.

Sobre o Instituto Vidas Raras

O instituto Vidas Raras é uma organização não governamental que cuida e orienta pessoas e familiares de pessoas com doenças raras.

Sobre a Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras

A Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras, iniciou atendendo pessoas com Lúpus e seus cuidadores. Com o passar do tempo passou a atender pessoas acometidas por doenças reumáticas e raras. Hoje atende o público desde o público infanto-juvenil até o idoso. O trabalho da SUPERANDO está embasado em 4 pilares: Apoiar, Informar, Orientar e Advocacy.
A instituição tem como missão, informar e orientar as pessoas com doenças reumáticas e/ou raras, no âmbito nacional, por meio de informações precisas e seguras.

Sobre a associação Crônicos do Dia a Dia

A associação Crônicos do Dia-a-Dia nasceu para tornar a vida das pessoas que convivem com doenças crônicas melhor. Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, por meio da internet, buscamos espalhar conhecimento de qualidade que possa alcançar as mais diversas pessoas.

Informações à imprensa

InPress Porter Novelli

mobilidadeccr@inpresspni.com.br

Bianca Saraiva