Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Novembro Azul 2023: campanhas de prevenção ao câncer de próstata

27/11/2023

Novembro Azul 2023: Linhas 4-Amarela e 5-Lilás recebem campanhas de prevenção ao câncer de próstata

Ações, que fazem parte do Novembro Azul, contarão com equipes nas estações Luz, Paulista Pernambucanas, Eucaliptos e Campo Limpo

No mês da conscientização sobre o câncer de próstata, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, recebem campanhas de prevenção. As atividades contarão com equipes de enfermagem para orientar o público masculino sobre a importância do cuidado preventivo contra a doença, que é a segunda mais comum entre os homens, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Nesta quinta-feira (23), a Linha 5-Lilás recebe duas campanhas do Novembro Azul, ambas a partir das 10h. Na Estação Eucaliptos, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, uma equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Sigmund Freud estará presente no túnel de acesso ao Shopping Ibirapuera, antes da área paga, para atendimento ao público, até as 14h. Também a partir das 10h, alunos do curso Técnico em Enfermagem da Proz Educação vão orientar sobre a prevenção da doença na área externa da Estação Campo Limpo, com encerramento às 15h.

Em parceria com o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), a Linha 4-Amarela recebe nesta sexta-feira (24), das 11h às 13h, na área livre da Estação Luz, a campanha de prevenção ao câncer de próstata, levando informações e orientações aos passageiros sobre a necessidade de realizar exames periódicos. Na semana seguinte, no dia 28, entre 11h e 15h, a campanha chega à  Estação Paulista Pernambucanas. Com apoio do Instituto Lado a Lado Pela Vida, uma equipe de enfermagem realiza no túnel de acesso à Avenida Angélica exames de aferição de pressão, peso, e circunferência abdominal, entre outras ações sobre o tema.

Serviço - Campanha de prevenção ao câncer de próstata

Linha 5-Lilás - Estação Eucaliptos
Data: Quinta-feira, 23 de novembro
Horário: 10h às 14h
Local: Área livre, no túnel de acesso ao Shopping Ibirapuera
Parceria: UBS Sigmund Freud

Linha 5-Lilás - Estação Campo Limpo
Data: Quinta-feira, 23 de novembro
Horário: 10h às 15h
Local: Área livre, na entrada da estação
Parceria: Proz Educação

Linha 4-Amarela - Estação Luz
Data: Sexta-feira, 24 de novembro
Horário: 11h às 13h
Local: Área paga (após as catracas), transferência para Linha 1-Azul do Metrô
Parceria: Icesp

Linha 4-Amarela - Estação Luz
Data: Terça-feira, 28 de novembro
Horário: 11h às 15h
Local: Área livre, no túnel de acesso à Avenida Angélica
Parceria: Estação Paulista Pernambucanas

Sobre a Proz Educação: A Proz Educação nasceu a partir da união das melhores escolas de ensino profissional dos estados, a ESSA (SP) e Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as escolas juntas já formaram mais de 22 mil estudantes. Hoje é composta por 16 escolas na região Metropolitana de São Paulo, além das unidades  do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O foco da instituição é a formação técnica de jovens e adultos em diversas  áreas, sendo que o curso de técnico de enfermagem é que concentra maior número  de alunos.

Sobre o Icesp: O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Octavio Frias de Oliveira é uma das unidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com atendimento exclusivo para pacientes da rede pública de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Inaugurado em maio de 2008, o Icesp é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação Faculdade de Medicina.

Sobre o Instituto Lado a Lado Pela Vida: O Instituto Lado a Lado pela Vida, fundado há 13 anos, é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem.

Sobre a UBS Sigmund Freud: A UBS (Unidade Básica de Saúde) Sigmund Freud é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

Ver mais notícias