Linhas 4 e 5 de metrô divulgam publicação sobre proteção ao litoral

03/06/2021

Linhas 4 e 5 de metrô divulgam publicação sobre proteção ao litoral norte de São Paulo

Nichos de leitura das estações disponibilizam exemplares da revista APA Baleia Sahy com informações sobre educação ambiental, unidade de conservação e biodiversidade

São Paulo, junho de 2021 – Sábado, 05, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para incentivar a conscientização, durante todo mês de junho, os passageiros que circulam pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás poderão retirar nos nichos de leitura das estações exemplares da revista APA Baleia Sahy, publicação sobre a Área de Proteção Ambiental de mesmo nome, localizada no Município de São Sebastião, e que conta com informações sobre educação ambiental, unidade de conservação e biodiversidade. A ação é uma parceria com o Instituto Conservação Costeira, responsável pela manutenção do espaço.

A APA Baleia Sahy foi uma conquista da sociedade civil, que interpôs, em setembro de 2011, por meio de um movimento com mais de 5 mil assinaturas, o pedido de criação de Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Atualmente, a área abrange mais de 3,9 milhões de metros quadrados e se estende entre as praias da Barra do Sahy e Baleia, com mais de 87 espécies de fauna em algum grau de extinção.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade, a iniciativa vai ao encontro dos objetivos sociais estabelecidos pelas concessionárias. "Ações como essa, que estimulam um olhar mais empático e humano com o meio ambiente, têm tudo a ver com nosso compromisso de oferecer um transporte limpo, seguro e eficiente aos passageiros", diz.

Sobre o Instituto Conservação Costeira

Fundado em 2013, o Instituto Conservação Costeira é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado em São Sebastião - SP e atualmente com as ações concentradas entre as Praias da Barra do Sahy e Baleia de conservação das áreas de Mata Atlântica e biodiversidade. O ICC é titular de diversos conselhos municipais e estaduais, defendendo o Litoral Norte, São Sebastião.  Nas praias da Baleia e Barra do Sahy, lutamos pela balneabilidade, ordenamento territorial, além de ser propositor de mais de 32 denúncias em diversos órgãos e 12 operações integradas, monitorando a integralidade do perímetro da APA, evitando invasões, construções em áreas impróprias, desmatamentos e caça clandestina. Um dos pilares da atuação do ICC está na Educação Ambiental, por isso, em conjunto com o Instituto Verdescola, tem como compromisso a educação e qualificação de crianças, jovens e adultos da região de São Sebastião. O objetivo é aumentar a conscientização e atitudes de preservação na comunidade local.