Fé e Alegria: exposição mostra apoio às pessoas em vulnerabilidade

26/08/2022

Fé e Alegria: exposição na Linha 4-Amarela mostra iniciativas de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social

Projetos podem ser vistos em agosto na Estação Higienópolis-Mackenzie e, em setembro, na Estação São Paulo-Morumbi

São Paulo, 26 de agosto de 2022 – “O trabalho começa onde o asfalto termina”: esse é o tema da mostra que a Fundação Fé e Alegria Brasil apresenta ao público que circula pela Estação Higienópolis-Mackenzie, na Linha 4-Amarela de metrô, até final de agosto. A exposição traz, em 20 pranchas, fotos, depoimentos e ações realizadas pela instituição com pessoas em vulnerabilidade social. São serviços de apoio a quem está em situação de rua e o trabalho de integração de migrantes venezuelanos no Brasil. Em setembro, a mostra migra para a Estação São Paulo-Morumbi.

Os projetos oferecidos pela fundação têm como foco a proteção e o desenvolvimento dos atendidos. Entre as ações realizadas, estão atividades temáticas, formações socioeducacionais, palestras e clubes de leitura. Um dos destaques é o Projeto Meninas e Meninos Livres, que busca colaborar para a equidade de gênero e combater a violência contra a mulher

Neide Vieira Guimarães, atendida pela Fé e Alegria em Montes Claros (MG), conta que quando chegou à instituição “não sabia de nada”. Mas, como sempre gostou de artesanato e tinha vontade de aprender, focou nessa área e se desenvolveu. “Logo no início, entreguei uma encomenda para uma festa e fui muito elogiada”, revela.

“Parcerias com empresas como a ViaQuatro são essenciais para ampliar a visibilidade de nossa instituição e, consequentemente, de nossos projetos. Essa exposição fará com que mais pessoas conheçam e apoiem a causa da Fundação Fé e Alegria e, dessa forma, poderemos seguir com nosso propósito de transformar as regiões nas quais estamos inseridos”, celebra o padre Antonio Tabosa, diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria.

“Essa mostra vai ao encontro das preocupações da ViaQuatro, sempre atenta a questões sociais”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária. Segundo ela, iniciativas que promovem a qualidade de vida, com foco nos mais vulneráveis, merecem visibilidade, a fim de servirem de estímulo para projetos similares.

Serviço:

“Fé e Alegria: o trabalho começa onde o asfalto termina” – Linha 4-Amarela

Estação Higienópolis-Mackenzie – até o final de agosto

Estação São Paulo-Morumbi – até final de setembro

Sobre a Fundação Fé e Alegria:

A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária. Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há mais de 40 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos. As unidades da Fundação oferecem projetos que visam fortalecer a estrutura familiar e desenvolver a autonomia dos atendidos, como Ensino Básico e Infantil, cursos de formação profissionalizante, alfabetização, oficinas de esporte, arte e cultura, entre outros. Além disso, a Fundação realiza parcerias com escolas públicas, creches e casas de acolhimento, promove ações de integração para migrantes venezuelanos e serviços de apoio a pessoas em situação de rua.