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Era uma vez na Linha 4-Amarela

16/10/2014

Linha 4-Amarela transporta mais de 540 milhões de passageiros em três anos de operação 

Para comemorar o sucesso dessa trajetória, experiências marcantes de usuários 
foram transformadas em crônicas, fotos e vídeos


A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, completou três anos de operação comercial plena em 16 de outubro deste ano. De outubro de 2011 a outubro de 2014, as seis estações da linha (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) transportaram mais de 540 milhões de pessoas. 

Trafegar pela Linha 4-Amarela tem sido uma experiência positiva para a maioria deles. A comprovação vem dos números de atendimento da Ouvidoria da ViaQuatro: das 1.590 manifestações recebidas em média por mês, em 2014, apenas cerca de 80 referem-se a reclamações. Esse número representa 0,00047% dos 17 milhões de passageiros transportados mensalmente. 

Mas, para muitos de seus passageiros, a experiência foi especial. Tornar conhecidas as histórias de alguns personagens dessa trajetória é o objetivo do projeto Era uma vez... na Linha 4-Amarela, idealizado para marcar os três anos de operação comercial plena daquela que é considerada uma das mais modernas linhas de metrô do mundo. 

Era Uma Vez... 

O projeto Era Uma Vez... na Linha 4-Amarela conta uma série de iniciativas que mostram a importância do usuário na construção da trajetória de sucesso da ViaQuatro. Pessoas que, de alguma forma, ajudam a ilustrar que a política de atendimento da concessionária tem como foco principal a satisfação de seus clientes usuários.

O resultado desse desafio está em uma coletânea de experiências marcantes, relatadas no formato de crônicas pela jornalista Laura Capriglione. Os textos podem ser lidos na íntegra no hotsite especialmente montado para hospedar essas histórias http://www.viaquatro.com.br/eraumavez.  Nesse endereço eletrônico, é possível ainda conhecer um pouco mais sobre o projeto, assistir aos vídeos e conferir a galeria de imagens dos personagens. 

Os textos contam histórias como a do engenheiro Ivan, cuja experiência começou com uma reclamação na Ouvidoria e terminou com uma contribuição inestimável à mobilidade urbana. Ou o casal de noivos Meyre e Leandro, que buscava fugir do óbvio na produção de fotos de seu casamento. Ou, ainda, da jovem Patrícia, que encontrou na Linha 4-Amarela o melhor atalho para o nascimento de seu filho. Finalmente, pessoas como o irlandês Nigel, que veio ao Brasil para a Copa e voltou maravilhado com o tipo de atendimento que recebeu por aqui.

Números expressivos

Para transportar mais de 700 mil passageiros por dia útil, os 14 trens da primeira linha de metrô da América Latina a operar de forma totalmente automatizada percorreram, nesses três anos, mais de 6,6 milhões de quilômetros, equivalente a 17 vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

Foram realizadas 682,8 mil viagens de trem, equivalentes a 99,4% das 686,9 mil viagens programadas para o período, resultado que representa 3,7 viagens canceladas por dia. Nos horários de pico, a disponibilidade dos trens ofertados alcançou índice de 100%.

Embora a operação comercial plena tenha começado em 2011, a trajetória bem-sucedida da ViaQuatro teve início em 2006, quando foi celebrado o primeiro contrato de Parceria Público-Privada do país. Além de conquistar o reconhecimento do público, a primeira empresa privada a operar uma linha de metrô em São Paulo já foi premiada internacionalmente graças a seu eficiente modelo de gestão. Em 2013, a Linha 4-Amarela foi a única do setor de transporte a ser escolhida entre os melhores projetos de PPP da América Latina e Caribe pelo IFC (Internacional Finance Corporation), entidade financeira ligada ao Banco Mundial. 

Todos esses fatores - o bem-sucedido modelo de gestão do negócio, a filosofia de atendimento, a tecnologia inovadora, os indicadores de eficiência e de produtividade da empresa – têm tornado a ViaQuatro referência internacional. Em 2013, recebeu a visita de mais de dez delegações do exterior, como Estados Unidos, Holanda, Turquia, França, Índia, Chile e Peru, interessadas em conhecer a bem-estruturada atuação da concessionária.

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