Diga não ao plástico de uso único: campanha sustentável na Linha 4

15/08/2022

Campanha “Diga não ao plástico de uso único” segue até dezembro na Estação Butantã – Linha 4-Amarela

Iniciativa em parceria com o Instituto Limpa Brasil e CPAC incentiva a proteção de rios e oceanos com coleta de resíduos de embalagens

São Paulo, agosto de 2022 – Segue até dezembro, na Estação Butantã, a campanha “Diga não ao plástico de uso único”, com ação que incentiva o descarte correto de embalagens plásticas, uma parceria da ViaQuatro com o Instituto Limpa Brasil e CPAC - Circular Plastics in the Americas Program. O material coletado será direcionado para a confecção de móveis escolares.

Na estação da Linha 4-Amarela de metrô, o passageiro encontra um grande coletor, com 800 m de diâmetro e 1,55 m de altura, em formato de garrafa pet. A ideia é que as pessoas depositem no local material plástico, um dos itens que mais polui córregos, rios e oceanos.

O conteúdo arrecadado será destinado pelo Instituto Limpa Brasil a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. A ação, iniciada em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos, tem como objetivo chamar atenção das pessoas para a importância dos oceanos e rios para o equilíbrio da vida no planeta Terra.

“Ações que incentivem a educação ambiental são sempre bem-vindas em nossas estações, pois cuidar do planeta é uma questão urgente e se relaciona de forma íntima com nossa preocupação em oferecer um transporte seguro e sustentável”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Coleta de embalagens plásticas – Linha 4-Amarela

Estação Butantã – até 31 de dezembro

Sobre o Instituto Limpa Brasil:

O Instituto Limpa Brasil – Let’s do it! é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de sensibilizar, mobilizar, convocar, ferramentalizar e engajar a sociedade para a realização de boas práticas cidadãs sustentáveis, podendo por meio destas refletir sobre sua responsabilidade quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente e de toda a vida, acreditando na ética inclusiva, solidariedade, cultura de paz, cooperativismo e colaborativismo. Em 2010, a organização trouxe para o Brasil a iniciativa mundial Let’s do it!, maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 20 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 180 países.

Sobre o CPAC:
O Programa Circular Plastics in the Americas (CPAP) é liderado pela União Europeia e apoia a transição para uma Economia Circular de Plásticos, melhorando  o diálogo e a cooperação em soluções circulares de plástico.