Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ViaQuatro e ViaMobilidade celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+

03/06/2022

ViaQuatro e ViaMobilidade celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com ações que incentivam o respeito e o acolhimento

Estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô recebem mostras e outras iniciativas para combater preconceito, reforçar direitos e comemorar conquistas

 

São Paulo, junho de 2022 – Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e, para reafirmar os direitos dessa população, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade promovem em suas estações iniciativas que visam celebrar a data, disseminar informações e combater preconceitos.

Uma das ações inclui a presença de unidades móveis LGBTI em estações da Linha 4-Amarela.  Os atendimentos começam em junho e se estendem pelos meses de setembro, outubro e dezembro, conforme calendário abaixo. As unidades são vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo e estarão nas estações com o objetivo de disseminar informação e promover acolhimento para pessoas LGBTQIA+, em prol de uma comunidade sem intolerância.

A área desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e combate à homofobia e transfobia, dando atendimento a vítimas de violência e discriminação, além de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social, também em seus centros de cidadania.

Duas exposições, com curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, se integram à programação: “Dignidade Já: LGBTQIA+” e Diversidade de Gênero - Cidadania e Respeito”. A primeira conta com fotos de personagens que lutam pela conquista de direitos, como o jornalista Leão Lobo, as trans Antara Gold e Camila Prins, as drags Silvetty Montilla, Thalia Bombinha e Lady Fama, e Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIA+ do Brasil. A outra mostra leva ao público ilustrações de personalidades do segmento, produzidas pelo artista plástico Luciano Meskyta.

Em ambas o público tem acesso a informações sobre as leis e conquistas da população LGBTQIA+, exemplificadas com a consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça, especializada em direito homoafetivo.  

“Sempre é tempo de comemoração pelas conquistas e de conscientização contra o preconceito, a violência e pelo respeito à diversidade, temas que fazem parte de várias ações desenvolvidas pela ViaQuatro e ViaMobilidade ao longo do ano, reforçando nossa perspectiva de atuar pela mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

 

Mostras  até 30 de junho:

“Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”: Estação Faria Lima – Linha 4-Amarela de metrô
“Diversidade de Gênero – Cidadania e Respeito”: Estação Campo Belo – Linha 5-Lilás de metrô

 

Unidade Móvel LGBTIA+ em estações da Linha 4-Amarela, de junho a dezembro.

Ver mais notícias