Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Ônibus Lilás: campanha de combate à violência contra a mulher

07/10/2021

Em campanha de combate à violência contra a mulher, o Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres, da prefeitura de São Paulo, estará nas estações Luz (13/10) e Pinheiros (14 e 15/10)

Veículo oferece orientação e acolhimento a vítimas; nos nichos de leitura da ViaQuatro estão disponíveis cartilhas de prevenção e conscientização sobre o tema

 

São Paulo, outubro de 2021 – Como medida de combate à violência contra a mulher no Brasil, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, recebe este mês o Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres. Ele ficará estacionado, das 10h às 16h, dia 13 (quarta-feira) na Estação Luz, e dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira) na Estação Pinheiros.

Mulheres vítimas de algum tipo de violência poderão recorrer às profissionais da unidade móvel. No Ônibus Lilás, uma equipe formada por assistente social, psicóloga e advogada prestará atendimento gratuito, acolhendo a queixa das mulheres.

Segundo os organizadores, houve um aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia de coronavírus, devido às restrições impostas pela covid-19 e pelo isolamento e um período de maior exposição em casa a potenciais agressores (maridos, companheiros, familiares). Por isso foi desenvolvida a campanha, com foco em informações que possam contribuir para que as pessoas vejam que existem meios de superar essa situação.  

O Brasil é um país em que 3 em cada 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro de relacionamentos (Instituto Avon/2014) e no qual 56% dos homens já declararam ter cometido algum tipo de violência contra mulheres, como empurrões, xingamentos, socos, tapas (Data Popular/Instituto Avon - 2013). Devido a essa realidade foi criado o Dia Nacional Contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro. Nessa data, em 1980, um movimento de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, para iniciar um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil (hoje conhecidos como feminicídio, quando uma mulher é morta apenas por ser mulher).

Nas estações, nos nichos de leitura, serão disponibilizadas cartilhas de prevenção à violência doméstica e um guia de serviços sobre a rede de enfrentamento.

“Além de oferecer um transporte eficiente e seguro, a concessionária também tem como meta ser referência em mobilidade humana, por isso valoriza iniciativas alinhadas aos direitos humanos e cidadania, em prol de uma sociedade mais justa”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço:

Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres – Linha 4-Amarela de metrô – das 10h às 16h:

Dia 13 de outubro: Estação Luz

Dias 14 e 15 de outubro: Estação Pinheiros

Ver mais notícias