Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Linha 4 recebe mostra para conscientizar sobre fibrose cística

08/09/2021

Estação Higienópolis-Mackenzie recebe mostra para conscientizar sobre fibrose cística, doença genética rara

Setembro Roxo alerta para a importância do diagnóstico precoce, visando tratamento eficaz

 

São Paulo, setembro de 2021 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, leva para a Estação Higienópolis-Mackenzie     uma mostra com informações sobre a doença.

O objetivo da exposição é esclarecer sobre fibrose cística, salientando a importância da realização de exames, para chegar precocemente a um diagnóstico e a um tratamento eficaz. De origem genética e crônica, a fibrose cística é rara – atinge uma a cada 10 mil pessoas no Brasil e pode ser detectada no nascimento, pelo teste do pezinho.

Em setembro é celebrado no Brasil o mês de conscientização e divulgação sobre a fibrose cística, denominado Setembro Roxo, uma iniciativa do Unidos pela Vida realizada em parceria com associações de assistências e voluntários de todo o país. Conhecida também pelo nome de doença do “beijo salgado” ou mucoviscidose, os principais sintomas da fibrose cística são pele/suor com sabor muito salgado, tosse persistente, infecções pulmonares frequentes, baixo crescimento, entre outros.

Não há cura para a doença, que afeta especialmente pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, mas existe tratamento, como fisioterapia respiratória e alguns tipos de medicamentos, que contribuem para o controle do problema.      

O tema da campanha deste ano é a importância de respirar. ¿¿“Enfrentamos uma pandemia e o principal aprendizado foi e ainda é: como é bom respirar. Poder respirar sem máscaras de proteção, respirar sem a ajuda de aparelhos, respirar bem sem as sequelas e sintomas da covid-19, respirar fundo depois de passar por adversidades ou até pensar na respiração como uma pausa, um momento de reequilíbrio. Percebemos que hoje as pessoas dão mais importância ao ato de respirar e, por isso, podem entender melhor a vida de quem tem fibrose cística”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida.

“Ações como essa, oferecidas pela ViaQuatro aos passageiros, atendem à proposta da concessionária, que busca proporcionar ao seu público informações que possam colaborar com sua qualidade de vida, indo além de fornecer um transporte seguro”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço:

Exposição “Setembro Roxo – mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística

Estação Higienópolis-Mackenzie: de 3 a 30 de setembro

Ver mais notícias