Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Paulista recebe mostra produzida por moradores de rua

03/11/2021

Estação Paulista da Linha 4-Amarela recebe, em novembro, mostra com obras literárias produzidas por pessoas em situação de rua

Textos foram elaborados para concurso promovido pelo Arsenal da Esperança no contexto da pandemia; exposição fica em cartaz até janeiro de 2022

 

São Paulo, novembro de 2021 – Até o dia 03 de janeiro de 2022, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, apresenta na Estação Paulista a mostra com textos do livro “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”, obra que reúne versos, crônicas e relatos de pessoas em situação de rua. O projeto foi idealizado pelo Arsenal da Esperança, uma instituição localizada na capital dedicada a dar assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1996.

Além do acolhimento, o Arsenal promove anualmente um concurso literário para a população que atende. Neste ano, foi proposto que relatassem como vivenciaram a pandemia. Em maio, as inscrições foram abertas e quase 70 pessoas se inscreveram.

Os três primeiros colocados são: Ezequias F., que, em um poema, mostrou a fragilidade de todas as vidas, sem exceção; Leandro A., que abordou em crônica o contágio do amor que a doença trouxe à tona; e, por fim, Walter T., com versos em que retrata a dor de quem vive na rua e se viu diante da vulnerabilidade na pandemia. São histórias vividas e sentidas por pessoas que não tiveram refúgio, que viveram este período de um modo que poucos podem imaginar.

Além dos textos, a exposição, que tem como curadoras Patrícia Strebinger e Desirée Suslick, traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança. A organização está localizada nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes da cidade de São Paulo.

“A concessionária está atenta a todas as questões que envolvem a pandemia e, por meio dessa mostra, busca incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento a pessoas que vivem em situação de rua e enfrentam o coronavírus nessa condição”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço:

Exposição “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”

Linha 4-Amarela:

Estação Paulista: até 3 de janeiro de 2022

Ver mais notícias