Linhas 4-Amarela e 5-Lilás apoiam a Operação Corta-Fogo

03/09/2021

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás apoiam a Operação Corta-Fogo e alertam passageiros sobre ações que podem causar incêndios

• Com o lema “Campo sem fogo. Campo com vida”, a iniciativa reforça os cuidados que a população deve ter para não ocasionar incêndios florestais;
  • Mensagens estarão nos vídeos dos monitores de trens e estações das duas linhas e em cartazes fixados na Linha 4-Amarela

São Paulo, setembro de 2021 – Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado de São Paulo registrou só em agosto de 2021 mais de 1,6 mil focos de incêndios, o maior número para o mês nos últimos 10 anos.  Aliado ao clima seco, que favorece o alastramento desses focos, algumas ações que podem ser evitadas contribuem para ampliar esse cenário de destruição.

A partir deste mês, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, em apoio à iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, vão divulgar mensagens de alerta aos passageiros por meio de vídeos nos monitores de trens e estações das duas linhas, além de cartazes fixados nos painéis de informação da Linha 4-Amarela.

Com frases de efeito, as peças pretendem estimular as boas práticas de prevenção na população e alertar para os riscos e os impactos negativos que certas ações têm em toda sociedade, como soltar balões, acender fogueiras próximo às matas e florestas e realizar queimadas irregulares. Os conteúdos também estarão presentes em postagem nas redes sociais das concessionárias.

O principal objetivo da Operação Corta-Fogo é combater incêndios florestais em todo o Estado de São Paulo, situações que destroem a flora e a fauna, além de degradar solos, causar prejuízos econômicos e oferecer riscos de acidentes e problemas de saúde à população. Só em 2020 foram registrados 274 focos com a queima de mais de 21 mil hectares de mata nas Unidades de Conservação Estaduais.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, a campanha reforça o compromisso da concessionária com o bem-estar da população. “Queremos nos tornar referência em mobilidade humana e cuidar das pessoas. Campanhas como essa contribuem para o meio ambiente e a saúde e segurança de todos”, afirma.

Sobre a Operação Corta-Fogo

O Estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, a Operação Corta-Fogo. Instituído em 2010, o sistema é formado por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF). A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade. Para cumprir seus objetivos, a Operação Corta-Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, sendo dividida em fases (Verde, Amarela e Vermelha) de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige. A Fase Vermelha abrange os meses de junho a outubro e envolve ações de combate ao fogo, de fiscalização repressiva, estratégias de comunicação e campanhas preventivas.

Serviço – Operação Corta-Fogo

Até 1º de novembro nos painéis de informação, nos monitores de trens e estações e nas redes socias da Linha 4-Amarela (http://www.facebook.com/ViaQuatroSP;   http://www.instagram.com/ViaQuatroSP).