Gorila gigante convida público a usar a imaginação

22/07/2021

Gorila gigante convida público a refletir na Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela

Instalação, criada pelo artista plástico h4wnee, pode ser vista até 20 de setembro

São Paulo, julho de 2021 – Até 20 de setembro, quem passar pela Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, irá se deparar com a estátua de um gorila azul de 3m de altura por 2,5m de profundidade e largura. Feita de fibra de vidro, tinta acrílica, ferro e peças mecânicas em metal, a instalação, de autoria do artista plástico h4wnee, é uma iniciativa da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, em parceria com a Nós Galeria.

Com a escultura chamada n0_future_(prime), feita exclusivamente para o espaço, o artista pretende provocar a reflexão do público. “A arte me proporcionou um acesso ‘prime’ a um ambiente público, como uma estação de metrô”, afirma h4wnee sobre a instalação. O gorila, que utiliza os tons azuis do oceano e as formas dos continentes nas suas estruturas mecânicas, propõe uma especulação sobre o futuro.  Universal e atemporal, a imagem causa questionamentos. Em uma de suas mãos, por exemplo, ele pede ou oferece uma criptomoeda.

“h4wnee é um artista muito sensível e um incansável estudioso. A oportunidade de levar sua arte para um local onde milhares de pessoas passam diariamente possibilita trazer para o cotidiano desse público um senso crítico que sinto falta na correria que é viver em uma metrópole em 2021”, completa o galerista Kim Jackson, à frente da Nós Galeria.

“A instalação faz parte do conjunto de ações que a ViaQuatro oferece ao público em suas estações, com o objetivo de apresentar ao público obras originais e manifestações artísticas variadas, indo além da nossa missão de garantir a todos um transporte seguro e confortável”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço:
“n0_future_(prime)”- Até 20 de setembro na Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela)