Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Estação Vila Sônia é inaugurada e Linha 4 ganha mais 1,5 km

20/12/2021

Estação Vila Sônia é inaugurada e Linha 4-Amarela ganha mais 1,5 km

Vila Sônia, 11a. estação da Linha 4-Amarela, é entregue ao público

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2021 – Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira a Estação Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo. Construída pelo Metrô, a estação foi entregue para que a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, dê início ao funcionamento da nova parada.

Esta é a 11ª estação da Linha 4-Amarela, um trecho de 1,5 km a mais – no total, a linha conta agora com 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro de São Paulo, à Vila Sônia, na zona oeste.

A partir deste fim de semana (18 e 19/12), a nova estação funcionará no formato de Operação Assistida, em horário reduzido, das 10h às 13h. Depois, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, também das 10h às 13h, exceto feriados. Durante o período de operação assistida, o embarque em Vila Sônia até São Paulo-Morumbi não será tarifado.

A Operação Assistida é feita com o objetivo de aperfeiçoar o funcionamento de equipamentos e sistemas da estação e do novo trecho da linha. A operação da estação será ampliada gradativamente, para funcionar diariamente das 4h40 à 0h00. Na estação, cartazes e avisos sonoros, disponibilizados pela ViaQuatro, mantêm o público informado sobre os horários.

Construída como um complexo de integração do transporte público, Vila Sônia é composta por uma estação de metrô subterrânea e um terminal de ônibus urbanos intermunicipais e municipais. A entrada principal da estação fica na Avenida Professor Francisco Morato, 3.990, enquanto o acesso secundário está no lado oposto da via (nº 4.001).

A previsão é que diariamente cerca de 90 mil passageiros utilizem os 17 mil m² de área construída em 29 metros de profundidade da estação. São 20 escadas rolantes, 12 fixas, quatro elevadores e uma plataforma elevatória. A acessibilidade também é composta por piso tátil e elementos antiderrapantes nos degraus. Para oferecer mais conforto aos passageiros, há quatro sanitários públicos, sendo dois acessíveis e portas automáticas nas plataformas que ampliam a segurança e ajudam no embarque e desembarque.

Na inauguração, marcaram presença o Governador do estado de São Paulo, João Doria; o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli; o CEO do Grupo CCR, Mauro Cauduro e os presidentes da CCR Mobilidade, ViaQuatro e ViaMobilidade, Luis Valença e Francisco Pierrini, respectivamente.

“A entrega da Estação Vila Sônia traz um enorme ganho à infraestrutura da cidade de São Paulo”, diz Pierrini. “Com mais essa parada, a Linha 4-Amarela está apta para atender cerca de 1 milhão de passageiros por dia, além de encurtar de forma expressiva, com qualidade, o tempo de deslocamento das pessoas para o centro e vice-versa”.

Ver mais notícias