Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ViaQuatro apoia campanha da ANPTrilhos contra abuso sexual

29/01/2020

São Paulo, janeiro de 2020 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, participa da campanha nacional de comunicação que combate o abuso sexual no transporte metroferroviário promovida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A iniciativa engloba veiculação de vídeos informativos nos monitores dos trens e estações, informações no site e postagens no perfil da empresa no Facebook. Os personagens da campanha são colaboradores dos sistemas, que trabalham diariamente no atendimento aos passageiros. Eles participaram da ação voluntariamente.

O objetivo da campanha é alertar os passageiros que abuso sexual é crime e incentivar denúncias. Desde 2018, com a promulgação da Lei nº 13.718, a importunação sexual passou a ser passível de reclusão de 1 a 5 anos. O artigo 2 da lei explica que importunação sexual é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

Na Linha 4-Amarela, mais de 2 mil câmeras de monitoramento registram o movimento no interior dos trens e estações. Todos os Agentes de Atendimento e Segurança da ViaQuatro são capacitados e recebem treinamento para acolher a vítima, prestar primeiros socorros e oferecer acompanhamento à Delegacia de Defesa da Mulher.

Ver mais notícias