Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Vários aspectos da cultura de Portugal tomam a linha no mês de junho

28/05/2018

Linha 4-Amarela recebe exposições sobre cultura portuguesa

Parceria com Consulado Geral de Portugal em São Paulo destaca artes e história do país

São Paulo, junho de 2018 – A ViaQuatro e o Consulado Geral de Portugal apresentarão, durante o mês de junho, aspectos da cultura e da história lusitana para os passageiros da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. As estações Luz, Paulista, Fradique Coutinho e Faria Lima, recebem exposições que abordam o idioma, o cinema, os azulejos e a colonização dos portugueses. A iniciativa do consulado é parte da programação do projeto Experimenta Portugal’ 18.

Na Estação Luz, a mostra terá como tema o Potencial Econômico da Língua Portuguesa. Os painéis destacam que o Português, a quarta língua mais falada do planeta, é um importante vínculo entre 250 milhões de pessoas, ou seja, 3,7% da população mundial.

Na Estação Paulista, o enfoque é para a história de Portugal. A mostra Construtores do Brasil relembra as grandes navegações, remetendo à descoberta e colonização do Brasil, o ciclo do ouro e o período regencial. A intenção da exposição é resgatar o legado lusitano por meio da herança cultural.

Já a Estação Fradique Coutinho receberá uma mostra sobre os azulejos portugueses. A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos explicará as origens desse símbolo do país, enfocando o encontro de culturas e civilizações que influencia a arte dos azulejos.

Por sua vez, a produção cinematográfica lusa ganhará espaço na Estação Faria Lima. A exposição Cinema Português resgatará importantes momentos e personagens, desde o cinema mudo até os diretores contemporâneos.

“Como parte do esforço de agregar valor à experiência de viagem de nossos passageiros, já realizamos exposições sobre diferentes países na Linha 4-Amarela, e agora é a vez de Portugal, que compartilha o idioma com o Brasil, mas possui uma cultura rica e própria”, explica Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço

Exposições Portugal

1º a 29 de junho

Estação Luz – Potencial Econômico da Língua Portuguesa

Estação Paulista – Construtores do Brasil

Estação Fradique Coutinho – Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos

Estação Faria Lima – Cinema Português

 

Ver mais notícias