Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Teste do Pezinho nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás!

29/09/2020

São Paulo, outubro de 2020 – O teste do pezinho pode salvar vidas e prevenir uma série de problemas que impactam no desenvolvimento do bebê. Simples e rápido – basta uma picada no pé do recém-nascido, para coleta de sangue –, ele deve ser feito na primeira semana de vida. Para alertar sobre sua importância, a ViaMobilidade e a ViaQuatro, em parceria com o Instituto Vidas Raras, organizaram uma mostra e uma campanha sobre o teste do pezinho.

Três estações da Linha 5-Lilás irão receber, em outubro, dezembro e janeiro, a exposição com painéis explicativos e depoimentos de familiares de crianças que enfrentam doenças que podem ser diagnosticadas pelo teste. Monitores nos trens e nas estações transmitirão informações a respeito. Em toda a Linha 4-Amarela, passageiros terão à sua disposição, nas estações, folhetos explicativos sobre o teste. Os organizadores esperam, com essas ações, conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do exame.

Na versão básica, o exame do pezinho é capaz de detectar até seis doenças. Por lei, ele deve ser realizado em todos os bebês, gratuitamente.  Caso aponte alguma alteração, o resultado precisa ser levado a um pediatra, para avaliação, em 30 dias.  A versão ampliada do teste, disponível somente na rede privada, tem capacidade de detecção maior de problemas.

“Com famílias bem informadas podemos salvar muitas vidas e garantir um futuro melhor e mais saudável para nossas crianças”, disse Regina Próspero, diretora vice-presidente do Instituto Vidas Raras. Segundo ela, muitos pais deixam de pegar o resultado e nem sempre estão bem orientados sobre a importância do teste, por isso a campanha.

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida nas estações, na  página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram (https://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP; https://www.instagram.com/viamobilidadesp/).

 

Serviço 

Exposição Teste do Pezinho:

Linha 5-Lilás – Estação Santa Cruz (1 a 30 de outubro); Estação Campo Belo (1 de dezembro a 8 de janeiro de 2021) e Estação Largo Treze (8 de janeiro a 31 de janeiro de 2021) 

Campanha Teste do Pezinho:

Linha 4-Amarela – Em todas as estações da linha, durante outubro.

 

Ver mais notícias