Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Linha 4-Amarela implanta operação especial no Carnaval de rua

14/02/2020

São Paulo, fevereiro de 2020 - A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, adota estratégia especial para atender com segurança e conforto o fluxo de passageiros durante o período de Carnaval de rua em São Paulo.

A estratégia elaborada pela concessionária prevê aumento de trens em circulação na linha de acordo com a demanda de foliões dos blocos. A cada dia, 617 colaboradores serão distribuídos em pontos estratégicos das estações e no interior dos trens, o que equivale a uma ampliação de 100% da equipe em comparação a fins de semana normais. Parte desses colaboradores vestirá uma camiseta laranja com a frase “Eu te ajudo, folião” e estará focada na orientação dos passageiros.

Controle de fluxo

Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, a concessionária adotará a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes. Também está prevista a implantação de bolsões (áreas delimitadas por grades), para controlar o acesso de passageiros às estações de forma segura. A entrada do público será realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios para evitar acúmulo de pessoas no interior das estações.

A comunicação com os passageiros também será reforçada por meio de orientação dos agentes de atendimento. Vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação serão transmitidas dentro dos trens e estações, conscientizando sobre o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.

Vale ressaltar que é proibido nas estações e trens fumar, consumir bebidas alcoólicas e a entrada de pessoas trajadas indevidamente. Para garantir a segurança de todos, a concessionária utiliza 2.014 câmeras de monitoramento nos trens e estações.

Para evitar filas nas bilheterias das estações, a ViaQuatro recomenda ao passageiro que compre antecipadamente os bilhetes de metrô. Outra dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura pelos bloqueios.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h00 às 22h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria, o Fale Conosco e a página oficial da concessionária no Facebook.

Ver mais notícias