Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

“Olhares que acolhem”, a realidade dos refugiados no Brasil

07/06/2021

Dia Mundial do Refugiado é celebrado com mostra de fotos e feira de produtos vinculados a estrangeiros que vivem nessa condição

“Olhares que acolhem”, nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, convida o público a refletir sobre a realidade de quem foi forçado a deixar seu país de origem; na Praça da Estação Santa Cruz, evento promove a interculturalidade e o empreendedorismo social

 

São Paulo, junho de 2021 – O Instituto Adus, juntamente com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, preparou duas ações para sensibilizar o público para a realidade de estrangeiros refugiados no Brasil. Uma delas é a mostra “Olhares que acolhem”, um retrato de pessoas que tentam, fora de seus países de origem, recomeçar suas vidas com segurança.

Com fotos feitas por Felipe Grespan de pessoas da Nigéria, Síria, Haiti, Togo, Senegal, Congo e Guiana Inglesa que vivem em São Paulo, a exposição apresenta diversos dados sobre refugiados no Brasil e no mundo.

E, para conhecer um pouco mais sobre a cultura de alguns refugiados e colaborar com ações de geração de renda, o Adus realiza, na Praça da Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás, uma feira social para divulgação e venda de produtos feitos por eles e vindos de seus países – no caso, Síria, Venezuela e Guiana Inglesa. O evento marca o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. Com a feira, o Adus espera incentivar a diversidade cultural e o empreendedorismo social, valorizando a presença desses estrangeiros em São Paulo.

“Vivemos a maior crise migratória da história. Cerca de 80 milhões de pessoas tiveram que se deslocar de maneira forçada, fruto de perseguições, conflitos armados e violações de direitos humanos”, diz Marcelo Haydu. diretor executivo do Adus. O Brasil, afirma, acolhe hoje cerca de 53 mil refugiados. Como forma de apoiá-los, o Instituto Adus, fundado em 2010, oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, inclusão no mercado de trabalho, entre outros projetos.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias, a exposição e a feira de caráter social é uma boa oportunidade para compreender a realidade dos refugiados e recebê-los com empatia e respeito. Em breve a mostra estará também disponível nas páginas oficiais das concessionárias no Facebook e Instagram: (https://www.facebook.com/viaquatroSP e https://www.instagram.com/viaquatrosp/; https://ww.facebook.com/viamobilidadeSP e https://www.instagram.com/viamobilidadesp/).

A equipe de Sustentabilidade acompanhará a realização da feira, a fim de evitar aglomerações e garantir que todas as medidas de saúde e segurança necessárias sejam obedecidas.

 

Serviço:

Exposição “Olhares que acolhem”

Linha 4-Amarela:

Estação Higienópolis-Mackenzie: de 3 a 30 de junho
Estação Oscar Freire: de 3 a 30 de novembro
Estação Fradique Coutinho: de 3 de dezembro a 2 de janeiro de 2022

 

Linha 5-Lilás:

Estação Eucaliptos: de 3 a 30 de junho

Estação Largo Treze: de 3 a 31 de novembro

Estação Adolfo Pinheiro: de 3 de dezembro a 6 de janeiro de 2022

Feira Social de Refugiados – Praça da Estação Santa Cruz – Linha 5-Lilás:

 

Entre 14 e 18 de junho (segunda a sexta-feira, das 10h às 16h)

Ver mais notícias