Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Obras ajudam a melhorar a movimentação na transferência

14/11/2018

Obras ajudam a melhorar a movimentação de usuários entre as estações Consolação e Paulista

As esteiras rolantes de descida serão retiradas para reduzir o tempo de transferência entre as estações

São Paulo, 14 de novembro de 2018 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, junto ao Metrô, aproveitará os feriados de Proclamação da República e Consciência Negra (de 15/11 até o início da operação comercial do dia 21 às 4h40) para fazer obras que vão ampliar e melhorar o fluxo, além de otimizar a circulação e reduzir o tempo gasto pelos passageiros na transferência entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).

A ViaQuatro será responsável pela remoção das esteiras rolantes de descida, após avaliação conjunta com o Metrô, de que isto permitirá a ampliação da capacidade dos túneis, que não serão fechados aos passageiros durante a realização do serviço. As duas passagens receberão mais fluxo por hora no pico, distribuindo melhor as pessoas ao longo dos 104 metros de comprimento e 7,7 metros de largura.

Com o início da operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô da cidade ganhou novos pontos de transferência, o que tornou tanto possível, quanto necessária a realização da remoção de 4 esteiras de descida das 6 esteiras da ligação entre as estações Consolação (Linha-2 Verde) e Paulista (Linha-4 Amarela).

Nos últimos 14 meses, foram inauguradas novas estações, de três linhas, o que gera nova demanda na transferência. Essa nova expectativa de fluxo no sistema decorre especialmente da entrada em serviço das três estações da Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi, além das nove da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).


Entre os benefícios esperados ao final do projeto estão não só a distribuição mais uniforme dos passageiros pelo espaço disponível, como a redução do tempo de percurso no pico da tarde, que cairá de 520 segundos para 300 segundos. Depois de pronta, a obra trará um ganho de 30% de tempo na transferência.

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Ver mais notícias