Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Mais de 600 mil passageiros usam a Linha 4 diariamente

16/07/2012

Linha 4-Amarela, conhecida como a "Linha da Integração" é administrada pela ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, o primeiro contrato de Parceria Público-Privada assinado no País. A concessionária já investiu US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. São 14 (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. Ao longo dos 30 anos de operação, a ViaQuatro investirá mais de US$ 2 bilhões na linha.

A primeira fase da linha, com seis estações - Paulista, Faria Lima, Butantã, Pinheiros, República e Luz -, está concluída. Quando estiver totalmente pronta, a linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a Estação da Luz, no centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste.

Estão previstas para 2014, as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

A Linha 4-Amarela integra o sistema metroferroviário da cidade. Ela se liga à Linha 2-Verde na Estação Paulista, à Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Pinheiros, à Linha 3-Vermelha na Estação República, à Linha 1-Azul e às Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM na Estação Luz.


Modernidade e segurança

Os trens da Linha 4 são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia driverless, que permite a operação dos trens sem condutor usando um sistema informatizado. Com a operação automática, há mais segurança: as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, o que dará mais agilidade à operação dos trens. Na Linha 4, o intervalo entre os trens será de 90 segundos.


Também oferecem maior conforto para os passageiros, com ar-condicionado, passagem livre entre carros, baixo nível de ruído e permitirão a comunicação direta com o Centro de Controle Operacional - CCO.

A modernidade também está presente nas estações. A Linha 4 foi a primeira na América Latina a entrar em funcionamento com divisórias de vidro separando a plataforma dos trilhos. As portas se abrem juntamente com as do trem, que estaciona no ponto exato da entrada e saída dos usuários. Esse sistema contribui de maneira expressiva para a diminuição de acidentes e interrupções no transporte metroviário de São Paulo. Além disso, as escadas rolantes são automáticas e definem sua velocidade em função da quantidade de pessoas.

Inaugurada em 25 de maio de 2010, a operação da Linha 4-Amarela foi ampliada de forma gradativa e, a partir de 16 de outubro de 2011, passou a operar em horário integral. Atualmente, a linha transporta mais de 600 mil usuários por dia útil.

A Linha 4-Amarela

Sobre a ViaQuatro: A Concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pela CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô.

 

ViaQuatro
Plantão ViaQuatro – (11) 6492-9082
imprensa.viaquatro@viaquatro.com.br
Assessoria de Comunicação
RP1 Comunicação – (11) 5501-4655
Edvaldo Chequetti edvaldochequetti@rp1.com.br
Rafaela Prieto rafaelaprieto@rp1.com.br
Marcia Glogowski marciaglogowski@rp1.com.br
www.rp1.com.br

Ver mais notícias