Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Linha 4 é escolhida melhor PPP da América Latina

29/04/2013

Esquerda para direita: Sami Farah Jr., Mauro Vieira e Rachel KyteProjeto foi selecionado entre os dez melhores da região latino-americana e Caribe para receber o prêmio Gold, concedido pelo IFC

A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, operada pela concessionária ViaQuatro, foi escolhida  como a melhor PPP - Parceria Público Privada - da América Latina e Caribe pelo IFC -  Internacional Finance Corporation, entidade financeira ligada ao Banco Mundial.


O prêmio foi entregue pela vice-presidente do Banco Mundial, Rachel Kyte, ao diretor-financeiro da ViaQuatro, Sami Farah Júnior, e ao embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Mauro Vieira, representante do governo do Estado de São Paulo na cerimônia Emerging Partnerships Awards, realizada em Washington.


Em seu discurso de agradecimento, Sami Farah Jr. afirmou que o reconhecimento internacional concedido pelo IFC é uma honra para a ViaQuatro e reforçou o sucesso da parceria com o governo do Estado de São Paulo. “A Linha 4-Amarela é um projeto bem-sucedido, com tecnologia inovadora voltada para beneficiar os quase 700 mil passageiros transportados por dia útil.”


O processo de seleção das PPPs envolveu mais de 130 projetos de diferentes setores dos mercados emergentes da atualidade em todos os continentes. Os finalistas foram selecionados por uma comissão composta por um grupo de especialistas focados na região do projeto. Para se chegar aos dez melhores de cada região, levou-se em conta critérios, como Inovação Financeira e Tecnológica, Visão de Desenvolvimento e Impacto Social sobre a população e o número de pessoas beneficiadas diretamente com a iniciativa. A Linha 4-Amarela foi a única no setor de transporte público.


Para o presidente da ViaQuatro, Luis Valença, a conquista do prêmio é resultado do sucesso de um projeto desafiador. “O projeto da Linha 4-Amarela demonstra que as PPPs são soluções viáveis para o desenvolvimento de vários setores no País.” 

Sobre a ViaQuatro - A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 adicionais para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel. 

Informações à imprensa
ViaQuatro – Linha 4-Amarela
Rosely Santiago – rosely.santiago@viaquatro.com.br
(11) 3747-5121

  

Ver mais notícias