Linha 4-Amarela tem aprovação de 85% dos usuários

02/09/2013

O resultado é do levantamento feito pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos - entre outubro e dezembro de 2012

A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, operada pela concessionária ViaQuatro, obteve avaliação favorável de 85% dos usuários de transporte público na cidade de São Paulo e região metropolitana.

Realizada pela ANTP entre os meses de outubro e dezembro de 2012, a Pesquisa de Imagem dos Transportes Públicos na Região Metropolitana de São Paulo foi dividida em duas etapas (Qualitativa e Quantitativa) e ouviu 3.399 mil pessoas de diferentes idades e classes socioeconômicas, tanto em suas residências quanto em viagens pelo transporte público.

O levantamento foi realizado com usuários que utilizaram pelo menos uma vez o transporte público nos três meses anteriores à pesquisa. A Linha 4-Amarela manteve índices semelhantes aos de 2011, quando ficou com 89% de aprovação.

Apesar da queda de quatro pontos percentuais, a Linha continua com avaliação alta entre os passageiros frequentes das seis estações (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã).

“Obter o reconhecimento do nosso cliente é uma grande satisfação. Sabemos que a pesquisa é uma ferramenta importante de gestão, pois traduz de certa forma a experiência e a visão do passageiro durante o percurso na nossa linha. Trabalhamos com os resultados para adotar medidas contínuas de melhoria”, afirma o presidente da ViaQuatro, Luis Valença.

A pesquisa da ANTP vem sendo realizada desde 2009 e somente nos últimos dois anos (2011 e 2012), a Linha 4-Amarela participa do levantamento como objeto de avaliação.  A Linha 4-Amarela foi inaugurada em 2010, mas somente em outubro de 2011 iniciou a operação comercial plena.

Em 2012, as seis estações da linha transportaram mais de 170 milhões de passageiros, uma média de 650 mil usuários por dia útil.

O resultado completo da Pesquisa de Imagem 2012 está publicado no site da ANTP -  http://www.antp.org.br/website/

Sobre a ViaQuatro - A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 adicionais para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.

Informações para imprensa

ViaQuatro – Linha 4-Amarela