Linha 4-Amarela completa 1 ano de operação plena

16/10/2012

Linha 4-Amarela completa primeiro ano de operação plena transportando mais de 160 milhões de pessoas

Desde que as seis estações em operação começaram a funcionar em horário integral, no dia 16 de outubro, já foram realizadas quase  230 mil viagens, percorrendo um total de 2,3 milhões de quilômetros

Uma das mais estratégicas linhas de metrô de São Paulo, por se integrar a seis sistemas metroferroviários, a Linha 4-Amarela completa nesta terça-feira, dia 16 de outubro, um ano de operação comercial plena. Há um ano, as seis estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã passaram a atender ao usuário no horário pleno, de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite e sábado das 04h40 até 1h00 da madrugada.
Nestes últimos 12 meses, foram transportados 160,3 milhões de passageiros, quantidade suficiente para lotar o Estádio do Morumbi por 2.666 vezes. O recorde de movimentação ocorreu na última quinta-feira, dia 11 de outubro, quando 677 mil passageiros passaram pelas seis estações da linha.
Durante o primeiro ano de operação, os 14 trens da Linha 4-Amarela fizeram 229.962 viagens e percorreram uma distância de 2,3 milhões de quilômetros. Com essa quilometragem seria possível ir e voltar 63 vezes até Seul, na Coreia, onde os trens foram construídos.
Toda essa movimentação é monitorada diariamente por um sistema de câmeras, que garante a tranquilidade do usuário. No total, mais de 400 câmeras estão instaladas nas seis estações, no Pátio Vila Sônia, e no interior dos trens. Esse monitoramento permite que a equipe do CCO (Centro de Controle Operacional) acompanhe as imagens em tempo real da viagem do usuário nas estações e dentro dos trens.
Reconhecida por sua tecnologia inovadora, a Linha 4 – Amarela foi a primeira da América Latina a operar com o sistema driverless, que permite operação automática, garantindo mais segurança e agilidade. Hoje, considerando o número de passageiros e de estações, a Linha 4-Amarela é a linha driverless mais movimentada em todo o mundo, com um transporte médio de 110 mil usuários por estação/dia.
 “Completar o primeiro ano de operação comercial é um grande orgulho para a ViaQuatro, pois representa a superação de muitos desafios, como a implantação do sistema driverless. Fomos os pioneiros nesta tecnologia no País e a implementamos com sucesso numa linha fundamental para o sistema de transporte da cidade de São Paulo e com um número de passageiros crescente”, afirma o diretor de Atendimento da ViaQuatro, Claudio Andrade.
A tecnologia também está presente no projeto de mídia digital implantado nas estações e no interior dos trens por meio do qual os usuários recebem as notícias mais importantes do dia. Além de 48 monitores na parte interna dos carros, a ViaQuatro lançou nas estações uma iniciativa inédita no Brasil com telas de grandes formatos (videowalls). Desenvolvido pelo Terra, o projeto de videowall está operando em fase de testes na estação Pinheiros e deverá ser instalado nas demais estações da Linha 4 – Amarela até o fim deste ano. A tecnologia avançada permite que as telas mostrem, ao mesmo tempo, conteúdos iguais ou diferentes.
Aprovação dos usuários
A principal conquista da ViaQuatro no primeiro ano de operação, sem dúvida, é a aprovação de seus usuários. A Linha 4-Amarela foi aprovada por 89% dos passageiros de transporte público na cidade de São Paulo e região metropolitana, segundo pesquisa divulgada no início deste ano pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). O mesmo levantamento indicou que os usuários consideram a Linha 4 a melhor de todo o sistema metroviário de São Paulo.

Curiosidades
¿O total de passageiros transportados pela Linha 4-Amarela conseguiria lotar o Estádio do Morumbi por 2.666 vezes.

¿Com a distância percorrida pelos trens da ViaQuatro, seria possível ir e voltar 63 vezes até Seul, na Coreia,  onde foram construídos.

¿A Estação Paulista é a mais profunda de todo o sistema metroviário. Do nível da rua à plataforma, fica a  cerca de 40 metros abaixo da superfície, altura equivalente a um prédio de 13 andares.

¿A Linha 4-Amarela é a linha driverless mais movimentada em todo o mundo, considerando-se a relação número de passageiros x quilômetros.

¿Desde que foi inaugurada, a Linha 4 se tornou ponto turístico da cidade. Comerciais, cenas de novelas, fotos para casamento e até editoriais de moda já foram realizados  nas estações

¿A Linha 4-Amarela foi eleita um dos 100 projetos de infraestrutura mais inovadores do mundo pela publicação Infrastructure 100 World Cities Edition

Histórico
Em 25 de maio de 2010, foi entregue o primeiro trecho da Linha 4-Amarela, entre as Estações Faria Lima e Paulista, com integração gratuita com a Linha 2-Verde. No dia 28 de março de 2011 foi inaugurada a Estação Butantã, a terceira da linha. Em 16 de maio entrou em operação a Estação Pinheiros e, no dia 3 de junho, iniciou-se a integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.
As duas últimas estações da primeira fase, República e Luz, foram inauguradas simultaneamente no dia 15 de setembro de 2011. Cerca de um mês depois, no dia 16 de outubro, a Linha 4-Amarela passou a operar em horário integral em suas seis estações.
Na segunda etapa, prevista para ser concluída a partir de 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão desta fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em cerca de 1 milhão de passageiros por dia.

Sobre a ViaQuatro:A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.

ViaQuatro
Plantão Imprensa ViaQuatro – (11) 6492-9082