Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

FotoPreta quer discutir estereótipos raciais

14/12/2020

Estação Oscar Freire recebe a exposição FotoPRETA – Norte e Nordeste,

um diálogo com a cultura afro-brasileira  

São Paulo, dezembro de 2020 – Em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, artistas pretos e pretas do Norte e Nordeste apresentam seus trabalhos fotográficos durante todo mês de dezembro na Estação Oscar Freire. Em janeiro de 2021, os 20 painéis que integram a mostra desembarcam na Estação São Paulo-Morumbi.

“Em um país racista que nega oportunidades para a população preta no geral, poder exibir o trabalho de fotógrafos e fotógrafas negras independentes para um número grandes de pessoas que passam diariamente pelas estações é ótimo”, diz Sérgio Fernandes, integrante do coletivo Afrotometria.

A mostra suscita diversas reflexões nesse sentido, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários. “FotoPRETA – Norte e Nordeste”, segundo os profissionais do coletivo Afrotometria, propõe a desconstrução de diversos estereótipos raciais e regionais consolidados em nossa cultura.

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa é um reforço no compromisso da concessionária com o fortalecimento da sociedade. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pela Linha $-Amarela oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas, culturais e sociais que existem em São Paulo”, diz.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida nas estações, nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e no Instagram (http://www.facebook.com/ViaQuatroSP e http://www.instagram.com/viaquatrosp).

Serviço – FotoPreta – Norte e Nordeste:

Estação Oscar Freire:  de 1 de dezembro a 8 de janeiro

Estação São Paulo-Morumbi:  de 8 a 29 de janeiro

Informações à imprensa – LLYC

Anderson Sousa

asousa@llorenteycuenca.com

11 3054 3319

11 96497 8921

Maria Ligia Pagenotto

mpagenotto@llorenteycuenca.com

11 3054 3328

11 96470 2884

Comunicação ViaQuatro – Linha 4-Amarela

Emanuelle Leal – emanuelle.lima@viaquatro.com.br

Ver mais notícias