Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Dia de prevenção sobre a Hipertensão arterial na Linha 4

19/04/2018

Ação com profissionais de saúde conscientiza passageiros da Linha 4-Amarela sobre hipertensão arterial

Parceria com Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) terá aferição de pressão arterial e bate-papo com educadores físicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos

 

São Paulo, abril de 2018 – No próximo dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a ViaQuatro, concessionária operadora de Linha 4-Amarela de metrô, vai realizar um dia de prevenção e conscientização sobre a doença. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), profissionais de saúde darão orientações sobre os perigos da pressão alta aos passageiros que passarem pela estação Higienópolis-Mackenzie.

Estatísticas sobre a hipertensão arterial, divulgadas pela própria SBH, apontam que a doença acomete um em cada três brasileiros. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da Campanha Meça Sua Pressão, que marca as ações de combate à pressão alta da SBH neste ano.

Na Linha 4-Amarela, a programação do dia 26 de abril terá oficinas com uma equipe multiprofissional de saúde. Os enfermeiros farão aferição da pressão e reforçarão sobre a importância de fazer o controle com regularidade. Os nutricionistas vão abordar a alimentação saudável e a mudança dos hábitos à mesa. Já os educadores físicos vão destacar a relevância da atividade física. Por fim, os psicólogos conversarão com os passageiros sobre o enfrentamento do estresse e darão orientação às pessoas diagnosticadas com hipertensão sobre o tratamento.

“A ViaQuatro se preocupa em difundir informações para melhorar a qualidade de vida dos passageiros da Linha 4-Amarela”, explica Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade. “Por a hipertensão ser uma doença silenciosa, é muito importante informar as pessoas sobre sua prevenção”, completa.

 

Vídeos educativos

De 26 de abril a 17 de maio, os monitores dos trens e das estações da Linha 4-Amarela divulgarão mensagens sobre a importância de aferir a pressão arterial e sobre os hábitos saudáveis para prevenir a doença. Todo o conteúdo foi chancelado pela SBH como parte da campanha Meça Sua Pressão.

 

Dia Mundial da Hipertensão

 

O atendimento aos passageiros da Linha 4-Amarela se repete no Dia Mundial da Hipertensão, em 17 de maio. Na data, que também marca o encerramento da campanha Meça sua Pressão, serão realizadas novamente aferição da pressão arterial e oficinas com profissionais de saúde. A ação acontecerá mais uma vez na estação Higienópolis-Mackenzie.

 

Dia Nacional de Combate à Hipertensão – 26 de abril, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Estação Higienópolis-Mackenzie
 

Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Estação Higienópolis-Mackenzie

 

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Ver mais notícias