Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

“Bondes elétricos em São Paulo” na Linha 4-Amarela

24/04/2019

Mostra, que ficará em cartaz de maio a julho, celebra os 120 anos da energia elétrica na capital

São Paulo, abril de 2019 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de São Paulo, e a Fundação Energia e Saneamento, promovem a exposição “Bondes Elétricos em São Paulo”. Entre 1º de maio e 31 de julho, a mostra, que circulará nas estações Paulista, Oscar Freire e Faria Lima, marcará os 120 anos da energia elétrica na capital paulista e apresentará aos passageiros da linha fotos da implementação da rede de bondes elétricos na cidade.

A mostra conta com imagens raras registradas por Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço responsável pelas fotos da cidade de São Paulo no início do século XX. O projeto, formado por 20 painéis, exibe registros como, por exemplo, o primeiro bonde elétrico da Light, na Alameda Barão de Limeira. Outros retratos disponíveis são os da inauguração de linhas de bondes, como a do “Bom Retiro” e "Penha", além da circulação de bondes elétricos em frente ao Edifício Alexandre Mackenzie, onde funcionava o escritório central da Light, atualmente o Shopping Light, localizado no Centro de São Paulo.

Serviço – exposição “Bondes elétricos em São Paulo”
De 1º a 20 de maio na estação Paulista
De 3 a 28 de junho na estação Oscar Freire
De 1º a 31 de julho na estação Faria Lima


SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Ver mais notícias