Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ANPTrilhos e ViaQuatro contra o comércio irregular

04/12/2018

ViaQuatro apoia campanha da ANPTrilhos para desestimular o comércio irregular nos trilhos urbanos

A ativação nacional visa conscientizar os passageiros sobre a ilegalidade da atividade

 

São Paulo, dezembro de 2018 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, apoia a campanha nacional de comunicação para desestimular o comércio irregular nas estações e trens dos sistemas de transporte. Promovida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre trilhos (ANPTrilhos) a ação faz parte da 4ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos.

A campanha que visa conscientizar os passageiros sobre a ilegalidade do comércio em metrôs, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) com mensagens como: “O barulho dos ambulantes também te perturba?”, “O comércio de ambulantes incomoda os passageiros no trem”, “Você sabia? Este tipo de comércio é irregular”, “o barato sai caro!” e “Não estimule o comércio irregular”.

“As pesquisas de satisfação mostram que a presença dos ambulantes incomoda e está entre os principais motivos de reclamação das pessoas que utilizam os sistemas metroferroviários. Com objetivo de coibir esse cenário, a ANPTrilhos, com o apoio da ViaQuatro, lança essa grande campanha contra o comércio irregular”, destaca a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Luís Valença, presidente da ViaQuatro, explica que a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo tem entre suas prioridades levar informações sobre segurança e o bom uso do sistema de transporte metroviário a seus passageiros. “O conteúdo da campanha da ANPTrilhos reforça as ações contra o comércio irregular que são veiculadas na nossa linha”, explica o executivo.

A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular e amparada pelo Regulamento dos Transportes Ferroviários, estabelecido através do Decreto Nº 1.832/1996. O artigo 40 do decreto estabelece: “É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária”.

 

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Ver mais notícias