Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ViaQuatro apoia projetos de Sustentabilidade

16/04/2018

ViaQuatro divulga calendário de ações da área de Sustentabilidade

Concessionária operadora da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo apoia projetos de cultura, inclusão social e esportes

 

São Paulo, abril de 2018 – A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, apoia projetos que agregam valor à viagem dos passageiros e impactam positivamente a comunidade do entorno de suas estações. Durante este ano, estão programadas, em média, cinco ações por mês nas estações da linha, como exposições artísticas e eventos de educação em saúde. Já na região do entorno da Linha 4-Amarela, serão apoiados seis projetos, sendo que a maioria visa levar arte e esporte para crianças em situação de vulnerabilidade. As ações são realizadas por meio de incentivo direto da concessionária ou leis de fomento reguladas pelos governos estadual e federal.

Bairros da Zona Oeste receberão o projeto cultural Cine Boa Praça, que democratiza o acesso ao cinema com exibição gratuita de filmes infantis em praças e bairros com pouco acesso ao entretenimento. A introdução do público infantil às artes visuais também é o objetivo do #partiuNOVAcultura, da Associação Obra do Berço, que pretende levar crianças e jovens a espaços culturais da periferia de São Paulo.

Introduzir crianças de ensino básico e fundamental ao teatro é a proposta de dois outros projetos. O Histórias que vieram de trem é uma peça que tem como linha narrativa destacar a importância do trem como meio de transporte. Já o Direção Cultura leva a obra Outra Festa no Céu para escolas públicas do entorno da Linha 4-Amarela, com um público direto de até 4.500 crianças de 5 a 10 anos.

A ViaQuatro irá apoiar o Instituto Valore e seu Festival de Iniciação Esportiva, que incentiva a prática de basquetebol, voleibol, atletismo, ginástica artística e trampolim acrobático entre crianças de 10 a 17 anos. Já as alunas do Instituto de Ballet Shirlei Benevides receberão bolsas para as práticas de balé clássico, balé de repertório, dança contemporânea e jazz dance.

Atividades para o público idoso são o foco do Cine Favela na Era da Inclusão Digital, que oferecerá capacitação em inclusão digital, oficinas de artes cênicas e cinema, além de workshop de fotografia.

 

Balanço 2017

 

Ao longo de 2017 foram realizadas 218 ações dentro das estações, que alcançaram um público de mais de 40 mil pessoas. Os passageiros da Linha 4-Amarela e a comunidade do entorno foram impactados positivamente em atividades como shows, exposições e apresentações de teatro e dança.

 

Além das ações culturais, a ViaQuatro apoia iniciativas que defendem o meio ambiente, como o Retalhar. O projeto realiza a logística reversa dos uniformes dos colaboradores da ViaQuatro e contribuiu para o conceito de economia circular, fazendo destinação correta dessas vestimentas, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda para a comunidade e reutiliza resíduos que seriam incinerados.

 

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Ver mais notícias