Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Usuários testam guia de localização na estação Faria Lima

19/04/2013

Tecnologia criada no Brasil leva informação para as estações de metrô, usando grandes telas sensíveis ao toque 
 

Os usuários da estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do metrô contam, a partir deste mês, com uma ferramenta inédita de localização de rotas e endereços. O sistema ODIN - Olhar Digital Informações - possibilita ao usuário obter orientação sobre deslocamentos dentro do sistema de transporte metropolitano da cidade e em toda a Grande São Paulo.

A primeira rede de informações com tecnologia digital e interativa, desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, está operando em caráter experimental na estação Faria Lima. De acordo com as previsões do Grupo, as demais estações da Linha 4-Amarela devem receber os equipamentos até o final deste ano. 

O objetivo é colocar à disposição do cliente tecnologia que o ajude a decidir seu roteiro de viagem ao longo do sistema metroferroviário e também fora dele. “A grande novidade é a interatividade. A nova ferramenta é revolucionária, pois é a única capaz de particularizar a dúvida do usuário, com orientação precisa para seus deslocamentos”, explica Donato Ponzio, responsável pela área comercial da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.

Por meio de grandes monitores instalados em totem digital com telas sensíveis ao toque, o usuário escolhe a estação de destino e o sistema traça a rota mais curta, informando o número de transferências na rede metroferroviário e o tempo estimado do percurso.

A ferramenta também oferece possibilidade de localização de endereços na Grande São Paulo. O passageiro digita o destino e o mecanismo mostra o endereço escolhido, com todas as sugestões de trajeto. Se, por exemplo, o usuário quiser chegar a Santo André, a um órgão público ou a um estabelecimento comercial, o sistema vai indicar o caminho. A partir dessas informações, os usuários podem escolher o meio de deslocamento mais adequado - metrô, ônibus ou a pé.

Como todos os mapas dos arredores das estações foram digitalizados, é possível arrastá-los em qualquer direção e ampliá-los para melhor visualização do destino escolhido. Em todas as buscas, também é possível visualizar o local procurado por meio de imagens das ruas e avenidas.

O banco de dados é atualizado permanentemente por meio da internet, usando uma linguagem baseada em protocolos abertos e softwares livres. Por enquanto, a consulta pode ser feita em português e inglês, mas está prevista a inclusão de outras opções de idiomas na pesquisa.

O ODIN é resultado de um projeto que levou quase três anos para ser concluído. Toda a tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, bem como todos os componentes que formam os totens foram adaptados para o uso do público da Linha 4-Amarela.

Sobre o Olhar Digital: O Olhar Digital é o principal grupo de comunicação e produção de conteúdo multimídia sobre tecnologia e seus usos no Brasil, com atuação destacada na produção de conteúdo nos formatos de informação, entretenimento e educação, veiculados na TV (aberta e paga), dispositivos móveis e conectados, rádio, WEB - Portal / Redes Sociais, Serviços de Transporte entre outros. www.olhardigital.com.br

Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 adicionais para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel. 

Informações à Imprensa
ViaQuatro – Linha 4-Amarela
Rosely Santiago – rosely.santiago@viaquatro.com.br
(11) 3747-5121

RP1 Comunicação – Assessoria de Imprensa – (11) 5501-4655
Edvaldo Chequetti edvaldochequetti@rp1.com.br
 

 

Ver mais notícias