Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Transporte de animais domésticos liberado

25/01/2019

ViaQuatro passa a permitir o transporte de animais domésticos nos trens a partir desta sexta-feira (25)
 

Medida segue a sanção do Projeto de Lei que regulariza a prática; novas regras delimitam como os animais devem ser transportados, tamanho e horários

São Paulo, 25 de janeiro - A partir desta sexta-feira, 25, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, passa a permitir o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos trens de toda a linha. A medida vem em conformidade com o Projeto de Lei 727/2015, da Assembleia Legislativa, recém sancionado pelo Governador do Estado, João Doria. 

Pelas novas regras, os animais devem pesar no máximo 10 quilos e ser acomodados em container próprio para este tipo de transporte, sempre fora dos horários de pico, ou seja: das 4h40 até às 6h; das 10h às 16h e das 19h até meia-noite. O animal só poderá ser transportado em horários de pico, excepcionalmente, em caso de agendamento de ato cirúrgico, mediante apresentação de solicitação formal assinada pelo médico veterinário.

Esse traslado deverá ocorrer sem prejudicar a comodidade dos passageiros e terceiros, sempre observada a proibição do transporte do animal que, por sua ferocidade, peçonha ou saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança do veículo e das pessoas presentes. A lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da Estado.

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

Ver mais notícias