Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Portas digitais nas plataformas da Linha 4-Amarela

12/04/2018

Portas digitais são nova tecnologia nas plataformas da Linha 4-Amarela

Recurso inédito no transporte sobre trilhos no Brasil permite divulgar campanhas

de orientação e mensagens de prestação de serviço

São Paulo, maio de 2018 – Conectada a inovações tecnológicas que resultam em prestação de serviço com qualidade aos passageiros, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, dispõe de um novo recurso visual. A novidade, em funcionamento há menos de um mês, está presente nas estações Luz, República, Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. Localizada na área central das plataformas, as portas digitais são um recurso visual tecnológico, que incrementa a comunicação com o passageiro, por meio de veiculação de campanhas de orientação, mensagens de prestação de serviço, além de anúncios publicitários.

A tecnologia das portas digitais compreende um sensor instalado em um conjunto de duas portas de plataforma, o qual é programado para contabilizar o número de pessoas que passam em frente à tela. A inovação identifica a presença humana pelas formas do rosto e interpreta, por meio de algoritmos em seu software, algumas expressões faciais, que sugerem quatro tipos de emoção (feliz, insatisfeito, surpreso e neutro).

Pela estatura, por exemplo, o sistema faz uma estimativa se o indivíduo é criança, jovem ou adulto. Já pelo formato do rosto sugere o gênero (masculino ou feminino).

A tecnologia não recolhe dados pesssoais dos passageiros, uma vez que não há qualquer cadastramento, e, portanto, não faz cruzamento de dados. Também não é capaz de captar, gravar ou armazenar  imagens.

A ViaQuatro é pioneira no uso dessa tecnologia de leitura de expressões faciais no transporte público brasileiro. É importante destacar que a tecnologia é utilizada em vários setores, em todo o mundo. Há registros de utilização pelas escolas, para fazer análises da motivação dos alunos. Emissoras de televisão utilizam-na para mensurar audiência de forma mais detalhada.

Portas de plataforma

A Linha 4-Amarela foi a primeira na América Latina a entrar em operação com portas de vidro nas plataformas em todas as suas estações. A principal função das portas de plataforma é impedir o acesso dos usuários aos trilhos, evitando a queda de objetos e outros acidentes.

A tecnologia de portas de plataforma é utilizada nos mais modernos metrôs do mundo. O reconhecimento do pioneirismo da ViaQuatro veio pelo organismo internacional TÜV, sendo que a Linha 4-Amarela é a única da rede metroviária brasileira a ter o certificado de segurança emitido por essa autoridade com o ISO:9001.

Ver mais notícias