Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ONU e ViaQuatro convidam Tito Ferrara para grafitar mural

17/12/2020

ONU e ViaQuatro convidam Tito Ferrara para grafitar mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

Ação é parte da iniciativa Verificado, da ONU, que chama atenção para um dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus

São Paulo, dezembro de 2020 – As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem para fazer uma homenagem às comunidades indígenas severamente impactadas pela pandemia do covid-19. O artista Tito Ferrara criou um mural na Rua da Consolação, no centro da capital paulista, retratando a perda de anciãos também como uma perda de histórias e conhecimentos fundamentais para a cultura de suas comunidades. Em 5 de novembro, o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena já tinha contabilizado quase 40 mil casos de covid-19 entre os 161 povos indígenas do Brasil, com 870 mortes – entre essas, muitos idosos.

A frase “O ancião é o nosso livro”, contida no mural, foi extraída de uma fala do jovem Kanynary Apurinã em uma live realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em julho deste ano “Eu, como artista, estou buscando traduzir em imagem as mensagens e lutas dos povos indígenas. O protagonista é a mensagem, que é extremamente importante”, explica Tito Ferrara.

Com tamanho aproximado de 3,75 m por 16 m, a obra pode ser apreciada na altura do número 1817 da Rua da Consolação. A ação é parte da iniciativa Verificado, da ONU, que visa combater a desinformação sobre a covid-19 por meio da disseminação de dados confiáveis e precisos sobre o vírus.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC RIO), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

 

Sobre o Verificado

O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações comprovadas  e transmitidas pelas Nações Unidas. Com principal objetivo de disseminar informações precisas e confiáveis sobre o novo coronavírus, as mensagens são baseadas em três frentes:  Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactadas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br. 

Ver mais notícias