Movimento "Falar Inspira Vida" na ViaQuatro!

09/09/2020

São Paulo, setembro de 2020 – Ao longo deste mês, as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás recebem o “Movimento Falar Inspira Vida”. A iniciativa é uma parceria da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pelas operações e manutenções das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, com a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson e líder do movimento.

Além da distribuição gratuita de guias práticos que abordam formas adequadas de tratar o tema da depressão no cotidiano e de painéis informativos disponíveis em todas as estações, a ação também conta com o “vagão do acolhimento”. Presente apenas na Linha 4-Amarela, o carro 3, do trem 416 está personalizado exclusivamente com frases e expressões do dia a dia relacionadas à doença e que muitas vezes podem ser um obstáculo para quem precisa de um acompanhamento profissional. Vídeos nos monitores dos trens e estações da linhas 4-Amarela também abordam o tema, além de painéis estáticos instalados nas estações.

Importante ressaltar que não é preciso sair de casa para acompanhar toda ação do “Movimento”. Além dos materiais da campanha, no site do projeto (www.falarinspiravida.com.br) estará disponível, nos próximos dias, um vídeo com o registro

do “vagão do acolhimento”. Desta forma evita-se a formação de aglomerações e atende-se as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

“Em um momento tão delicado como o de uma pandemia mundial que estamos enfrentando, mais do que nunca precisamos estar atentos à saúde e bem-estar de todos os que circulam diariamente pelas duas linhas. Por isso, são fundamentais iniciativas como o “Movimento Falar Inspira Vida”, que reforçam os cuidados e melhorias na qualidade de vida dos passageiros”, diz Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

A ação seguirá por todo mês de setembro e tem participação de instituições renomadas como Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), Centro de Valorização da Vida (CVV), Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, Instituto Crônicos do Dia a Dia (CDD), Instituto Vita Alere, Vitalk e revista VEJA Saúde.

“Nossa expectativa é que a sociedade brasileira esteja mais preparada para lidar com a doença e apoie quem precisa de ajuda especializada” comenta Fábio Lawson, Diretor Médico da Janssen.