Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Mostra sobre o Teste do Pezinho e seu impacto na vida do bebê

09/02/2021

ViaQuatro se une ao Instituto Vidas Raras para orientar população sobre a necessidade do exame para diagnóstico precoce de diversas doenças

 

O teste do pezinho pode salvar vidas e prevenir uma série de problemas que impactam no desenvolvimento do bebê. Como forma de conscientizar sobre a sua importância, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, organizou uma mostra em parceria com o Instituto Vidas Raras, responsável por uma campanha para aumentar, em todo país, o rastreio de doenças no teste oferecido pela rede pública.

Atualmente, a testagem disponível gratuitamente detecta até seis doenças.  Na cidade de São Paulo, o teste foi ampliado, por uma lei aprovada em outubro, para rastrear mais 44 doenças raras.

Na mostra, familiares de crianças que enfrentam problemas que poderiam ter sido diagnosticados e tratados, caso o teste chegasse a todos e fosse mais abrangente, dão seu depoimento. A ação também conta com relatos de quem conseguiu evitar sequelas porque teve acesso ao exame mais completo na rede privada.

Simples e rápido (basta uma pequena picada no pé do recém-nascido, para coleta de sangue), ele deve ser feito na primeira semana de vida. Independente de apontar alguma alteração, o resultado precisa ser levado a um pediatra para avaliação em, no máximo, 30 dias.

“Toda criança tem direito à vida, a um diagnóstico precoce e a um tratamento adequado e imediato”, ressalta Regina Próspero, uma das fundadoras do Instituto Vidas Raras. Ela teve três filhos, sendo que dois nasceram com mucopolissacaridose, doença que pode ser controlada se o diagnóstico for feito precocemente. “Quanto mais tarde for feito o diagnóstico de uma doença detectável pelo teste, mais sequelas se instalam no organismo, comprometendo a vida desses pacientes”, diz Regina.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição, que já passou por outras estações da Linha 4-Amarela, também estará disponível, ao longo do período em que será exibida, na página oficial da ViaQuatro no Facebook (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP/).

 

Serviço 

Exposição Teste do Pezinho

Linha 4-Amarela

Estação Faria Lima: de 1 a 28 de fevereiro

Estação Fradique Coutinho: de 1 a 31 de março 

Ver mais notícias