Linhas 4 e 5 de metrô apoiam campanha sobre a síndrome de Down

22/03/2021

Em parceria com a Adid – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down, iniciativa visa sensibilizar o público para questões relacionadas à inclusão social e oferta de oportunidades de trabalho

Pessoas com síndrome de Down querem ser vistas com respeito e capazes de ocupar vagas no mercado de trabalho – no entanto, ainda esbarram em muitos preconceitos na conquista por seus direitos. Para que consigam enfrentar esses desafios, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, em parceria com a Adid – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down promovem uma ação de conscientização sobre a síndrome.

Nas 27 estações das duas linhas, estão à disposição dos usuários, nos nichos de leitura, folhetos chamando atenção para o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A criação da data é uma maneira de estimular a reflexão, na sociedade sobre a inclusão, os direitos e o respeito das pessoas com Down.

“Nossa proposta com essa campanha é que eles sejam vistos por suas habilidades e competências, pela pessoa que são, e não pela síndrome, como geralmente acontece”, diz Alda Lúcia Pacheco Vaz, diretora educacional da Adid, instituição que mantém a Escola de Ensino Fundamental Professor Antonio Francisco de Carvalho Filho, ensino regular com atendimento educacional especializado, promove atividades socioeducacionais e prepara e inclui pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho.

De acordo com Alda, a maioria das pessoas com Down é capaz de se alfabetizar e se desenvolver como profissional, mas enfrenta algumas barreiras. “Já avançamos muito na questão do respeito, mas ainda há vários desafios a serem superados, que passam quase todos pela redução de preconceitos”, afirma.

Além da distribuição de folders, a campanha também conta com a divulgação de informações nas redes sociais da ViaQuatro e ViaMobilidade e a veiculação de vídeos sobre o tema nos monitores dos trens e estações.

“Apoiamos todas as iniciativas que estimulem a inclusão social e a superação de preconceitos”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias. “Além de um transporte seguro, buscamos oferecer aos usuários das linhas informações que promovam o respeito, a saúde e o bem-estar de todos”.

A síndrome de Down não é doença, mas uma condição da pessoa, uma alteração genética que ocorre no início da gestação, no momento da divisão celular do embrião. A sua forma mais comum é quando o par de cromossomos 21 recebe uma carga genética adicional, passando a ter três cromossomos, em vez de dois nesse “par”, caracterizando a trissomia do cromossomo 21. Essa alteração pode ocorrer na maioria das células ou em todas elas, mas certamente não será impedimento para que essa pessoa tenha uma vida ativa e produtiva.