Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Linha 4-Amarela transporta 1,7 milhão de passageiros no carnaval

07/03/2019

Linha 4-Amarela transporta 1,7 milhão de passageiros durante o carnaval

Número representa um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado e um recorde de passageiros transportados desde o início da operação

São Paulo, 6 de maço de 2018 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, transportou mais de 1,7 milhão de pessoas durante o carnaval, que compreende de sábado (2/3) a terça-feira (5/3). Para atender essa demanda expressiva, a concessionária colocou em prática uma estratégia especial que reuniu aumento da oferta de trens e do número de colaboradores, com foco na prestação de serviço, no atendimento aos passageiros, na segurança e na limpeza.

No período, a linha foi utilizada por 1.735.940 passageiros, número 5,7% superior ao registrado nos mesmos dias de carnaval do ano passado e um recorde de pessoas transportadas durante o período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010. O dia mais movimentado foi sábado (2), quando 580 mil passageiros passaram pelas estações da linha.

No domingo (3), foram transportadas 399 mil pessoas, enquanto segunda-feira (4) foi o segundo dia de maior movimentação, com 410 mil usuários. Na terça-feira (5), as estações receberam mais de 345 mil passageiros.

Para atender o aumento da demanda, a ViaQuatro preparou uma estratégia que incluiu controle de fluxo de passageiros por acessos alternados para o embarque e desembarque, criação de bolsões e abertura parcial dos portões das estações. O planejamento garantiu a segurança dos usuários, contribuindo para que a entrada do público fosse realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

A estratégia especial para o carnaval incluiu também reforços nas mensagens sonoras e vídeos, que conscientizaram os passageiros sobre as consequências do acionamento indevido do botão de emergência.

Estratégia especial para o pós-carnaval
A ViaQuatro manterá a estratégia especial para atender o fluxo de passageiros no próximo fim de semana de pós-carnaval (dias 9 e 10 de março), assim como realizou no feriado.

A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas. São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.

A concessionária também manterá a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros com entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.

Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada. Vídeos e mensagens sonoras serão transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.

Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô. Uma dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura pelos bloqueios.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

 

Ver mais notícias