Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Frida Kahlo chega na Linha 4-Amarela de metrô

30/10/2015

Uma pequena amostra da exposição “Frida Kahlo: Conexões entre Mulheres Surrealistas no México” desembarca na estação Faria Lima da Linha 4-Amarela nesta sexta-feira (30 de outubro) e pode ser vista até o dia 27 de novembro.

Resultado de parceria entre o Instituto Tomie Ohtake  e a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo e as conexões que estabeleceu com 15 outras artistas vinculadas ao movimento surrealista do México são mostradas nos totens instalados na estação, com fotos e reproduções de algumas obras.

O objetivo é despertar a curiosidade dos usuários da Linha 4-Amarela para a mostra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.

 “Essa parceria reforça o interesse da ViaQuatro em apoiar e fomentar a vida cultural no entorno de suas sete estações, aproximando nossos usuários dos movimentos artísticos e culturais que acontecem na capital paulistana”, afirma Régio Fernandes, diretor da ViaQuatro.

O Instituto Tomie Ohtake fica a 700 metros da Estação Faria Lima, situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Largo da Batata. Quem tiver interesse em visitar a exposição pode solicitar um mapa que indica o acesso àquele centro cultural.

Frida Kahlo

Uma mulher à frente de seu tempo. Uma artista única e intensa. Assim pode ser descrita a artista mexicana Frida Kahlo.

Sua obra é considerada uma narrativa autobiográfica, pois transpôs para as telas muitos de seus conflitos afetivos, suas dificuldades com a maternidade nunca atingida e a frustração com a fragilidade de sua saúde. O acidente que aos 18 anos causou-lhe inúmeras fraturas foi o primeiro de uma série de episódios que a impossibilitaram de se locomover por diversos meses e de realizar o sonho da maternidade.

As festas populares mexicanas, as manifestações políticas e o mundo feminino também foram temas recorrentes em sua obra.

A exposição

A exposição do Instituto Tomie Ohtake é a primeira de Frida Kahlo no Brasil. Tem como eixo a figura dessa artista contemporânea e reúne obras de outras 15 artistas vinculadas ao movimento surrealista mexicano e que tiveram em Frida Kahlo seu ponto de referência e intercâmbio de experiências.

São mais de 120 obras, entre pinturas, esculturas e fotografias.

Crédito imagem: Frida Kahlo – Autorretrato com monos – 1943 – óleo sobre tema – Courtesy the Guelman Collection - ©2015 Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Trust

Mais informações à imprensa:

Entrelinhas Comunicação - (11) 3066-7700

Melina Dias – melina.dias@entrelinhas.net - (11) 94153-6193

Guilherme Meireles – guilherme.meireles@entrelinhas.net – (11) 99865-1232

Agnaldo Brito – agnaldo.brito@entrelinhas.net – (11) 97340-1405

ViaQuatro – Linha 4-AmarelaRosely Santiago – rosely.santiago@viaquatro.com.br

(11) 3747-5121

Ver mais notícias