Exposição Corte & Recorte na Linha 4-Amarela

20/04/2017

Exposição Corte & Recorte mostra o olhar de jovens sobre o  empreendedorismo na Linha 4-Amarela

Fotos e esculturas contam histórias inspiradoras de empreendedores; iniciativa do Instituto Reciclar tem apoio da ViaQuatro, do Ministério da Cultura e patrocínio da Cielo

Com apoio da concessionária ViaQuatro, a exposição fotográfica Corte & Recorte – Olhar Empreendedor entra em cartaz na Linha 4-Amarela de metrô a partir deste domingo, dia 23. Imagens poéticas e esculturas propõem um diálogo entre arte e empreendedorismo com o objetivo de motivar adolescentes a refletir sobre suas escolhas profissionais.  "Luz e Sombra, corte e recorte, arte e empreendedorismo. Sempre é possível dar um passo à frente e não ficar no mesmo lugar", afirma o curador Paulo Emílio Lisboa sobre a mostra, que passará pelas estações Paulista e Faria Lima.

As fotografias são de autoria de jovens formados pelo Instituto Reciclar, ONG que atua no desenvolvimento de adolescentes de comunidades da zona Oeste de São Paulo. “Todo o projeto foi pensado para que os jovens do Reciclar fossem os protagonistas da exposição e pudessem ampliar suas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e carreira”, conta Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva da ONG.

Ao todo, 30 jovens atendidos pelo Reciclar em 2016 fizeram parte do projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Cielo. Durante dois meses, eles participaram de palestras, visitaram exposições e debateram questões relacionadas ao tema central da exposição – empreendedorismo. A formação dos jovens foi realizada na Foto Conceito – Escola de Fotografia. Divididos em cinco grupos, eles buscaram histórias de empreendedores de sucesso, estudaram os casos e os transformaram nas fotografias da exposição, com acompanhamento do fotógrafo Arthur Rampazzo Roessle e direção de fotografia de Carina Zaratin.

A partir das histórias retratadas pelos jovens, a artista Líria Varne deu vida às esculturas em papel, lincando a arte com o empreendedorismo. “Todo artista é um empreendedor, olha para a vida de forma particular, acredita em suas ideias e as coloca em prática”, comenta. As trajetórias de pequenas e médias empresas estão retratadas na Corte & Recorte, que traduz em imagens poéticas sentimentos e emoções presentes na vida de seus empreendedores, como perseverança, coragem, liberdade, visão, transformação, resiliência.

Sobre o Instituto Reciclar
O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos que atua há 21 anos na formação socioemocional dos jovens da Zona Oeste de São Paulo. Com o propósito de “Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais” e um modelo de atuação inovador, baseado no aprendizado na prática, o Reciclar já beneficiou mais de 500 jovens, tendo inserido 80% deles no mercado de trabalho.

Serviço:
Estação Paulista – De 23 de abril a 12 de maio