Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Olhar feminino na Linha 4-Amarela

24/03/2015

Os milhares de passageiros que circulam diariamente pelas Estações Luz, Fradique Coutinho e Butantã, da Linha 4-Amarela de metrô, não imaginam que cada detalhe da sua viagem está na mira de olhos atentos, mas bem femininos. Essas estações, operadas pela concessionária ViaQuatro, são comandadas por três carismáticas e eficientes supervisoras: Sofia, Joyce e Juliana.

Treinadas para organizar o fluxo em grandes eventos, como clássicos de futebol, e rotinas de limpeza de cada centímetro da estação, elas administram as estações com o mesmo carinho que cuidam de seus lares.

Pulso firme não falta ao trio que comanda equipes de atendimento e segurança, maioria formada por homens. O porte atlético é a herança saudável da época em que atuavam na linha de frente, como agentes de segurança, o que permite conhecer detalhadamente a dinâmica de funcionamento da operação. Joyce, por exemplo, atuou no CCO – Centro de Controle Operacional, no comando dos modernos trens driverless da Linha 4-Amarela.

Um breve perfil das personagens:

Joyce, supervisora de Fradique Coutinho: Formada como tecnóloga em Segurança Privada, a mãe de Ana Clara, 11 anos, abandonou a vida sedentária para se tornar agente de segurança da ViaQuatro, há 5 anos. “Fui reprovada da primeira vez. Treinei 10 meses e bati recorde com 300 flexões no segundo teste.”

Juliana, supervisora de Butantã: A sansei, mãe de dois filhos, pratica artes marciais desde a infância. Cresceu entre vários irmãos e ganhou o apelido de “sargenta” ainda menina. Ela tira de letra coordenar a equipe de agentes de segurança. “Gosto de trabalhar com homens. Eles conservam a pureza de meninos, são sinceros e diretos.”

Sofia, supervisora de Luz: A caçula do trio, com apenas 26 anos, conta que a função lhe mostrou um lado que não conhecia de si mesma: a de ouvinte paciente. “Lidar com pessoas de diferentes idades e perfis diariamente me fascina aqui na Luz”, conta a morena de olhos verdes.

Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, considerada a mais moderna da América Latina e o primeiro contrato de PPP - Parceria Público-Privada assinado no país. No continente latino-americano, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação. A concessionária tem seu capital social dividido entre o Grupo CCR, com 58%, a Montgomery Participações, com 30%, a Mitsui, com 10%, a RATP Developpement e a Benito Roggio Transporte, com 1% cada.

ViaQuatro - Informações à imprensa

Entrelinhas Comunicação - (11) 3066-7700

Melina Dias – melina.dias@entrelinhas.net - (11) 94153-6193

Agnaldo Brito – agnaldo.brito@entrelinhas.net – (11) 97340-1405

ViaQuatro – Linha 4-Amarela

Rosely Santiago – rosely.santiago@viaquatro.com.br

(11) 3747-5121

 

Ver mais notícias